Canil da GCM ganha destaque no apoio de operações em Limeira
Apolo, 2 anos, Bono, 3 anos, e Safira, 8 anos. O trio, da raça Pastor Belga de Malinois, integra o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira, grupamento criado em 2018, por meio de lei elaborada pelo prefeito da cidade vizinha, Mario Botion. Os cães são especialistas na localização de drogas e armas de fogo. Com faro apurado, eles atuam no patrulhamento e prestam apoio a operações da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil e da Polícia Rodoviária e também participam de atividades educativas em escolas.
Os cães são selecionados para o canil logo após o nascimento, com base em critérios como personalidade, porte físico, sociabilidade, adaptabilidade, presença de impulsos e genética. Aos 2 meses, começam a vivenciar diferentes situações, andam nas viaturas, passam por locais com aglomeração de pessoas, entram em contato com outros animais e são expostos tanto aos ruídos naturais (chuva) quanto aos provocados pelas atividades humanas.
“Tomamos a iniciativa de criar o grupamento do Canil por meio de lei, como forma de reforçar operações específicas da GCM. O trabalho vem sendo excepcional, como demonstram os resultados nas ações que envolvem principalmente o aspecto das drogas”, relatou Botion.
“O treinamento destinado aos cães é um trabalho relevante e o grupamento é usado em diversas atividades, como nas ações preventivas da GCM”, observou o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi. Só em 2023 o Canil da GCM prestou auxílio a 436 ocorrências.
Uma das operações de maior destaque ocorreu em março, quando o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) solicitaram o apoio do Canil para uma grande operação em Araraquara. Bono foi levado à área rural daquele município e conseguiu farejar 100 quilos de pasta base, enterrados em dois tambores. As informações são da Prefeitura de Limeira.
Governo de SP registra o menor número de homicídios dolosos em 24 anos
Conforme a Polícia Civil, foram 215 crimes registrados no primeiro mês do ano. O número representa uma queda de 14% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando aconteceram 250 homicídios nas cidades paulistas. No mês passado houve a comunicação de 16 casos de latrocínio. As denúncias de estupros aumentaram em um mês. Foram 1.196 casos em janeiro de 2024, o que representa uma alta de 3,4%, na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Todas as modalidades de roubo apresentaram queda no primeiro mês do ano. Os roubos de veículo caíram 29%, passando de 3.172 para 2.251 casos. Os registros de roubos em geral regrediram de 20.782 casos, em janeiro de 2023, para 17.661 ocorrências no primeiro mês deste ano, queda de 15%. Outro crime que teve uma importante redução foi o de roubo de carga.
No primeiro mês do ano passado, a polícia contabilizou 509 ocorrências, enquanto neste mês foram 400 delitos da mesma natureza, ou seja, uma redução de 21,4%. Já os roubos a banco permaneceram zerados em ambos os comparativos. Os índices de furtos em geral apresentaram queda de 2,4%, reduzindo de 47.688, no ano passado, para 46.541 em janeiro deste ano. Assim como os furtos de veículos, que caíram de 7.716 casos para 7.665. Todas as informações são do governo do Estado.
PF prende homem que armazenava imagens de abuso sexual infantil
A Polícia Federal cumpriu ontem, em Araçatuba, um mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal de Araçatuba, referente a uma investigação de conexão suspeita de armazenar e disponibilizar materiais relacionados ao abuso e exploração sexual infantil.
As evidências apontaram que a conexão de internet, instalada em um endereço em Araçatuba, foi utilizada para a prática criminosa de armazenamento, disponibilização e, possivelmente transmissão (compartilhamento), de material relacionado ao abuso e/ou exploração sexual infantil.
No momento da busca, os policiais encontraram armazenado em um dos equipamentos conteúdo relacionado a abuso e exploração sexual infantil. O indivíduo foi preso em flagrante. As informações são da PF.