Em operação conjunta, Prefeitura e PM fiscalizam 54 motos em Piracicaba
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e da GCM (Guarda Civil Municipal), e a Polícia Militar realizaram nos últimos dias operação conjunta para fiscalização de irregularidades no trânsito, com foco em motocicletas. A ação foi na avenida Comendador Luciano Guidotti, nas proximidades do número 1.754, e resultou em 54 motos fiscalizadas e seis AITs (Auto de Infração de Trânsito) emitidos. Entre as autuações emitidas durante a fiscalização constam irregularidades em documentações, escapamentos, licenciamento, entre outras.Conforme a titular da Semuttran, Jane Franco Oliveira, a visibilidade das equipes policiais no local é eficaz para proporcionar maior sensação de segurança à população, visando coibir crimes e desobediência às leis de trânsito. “Essas ações, com o comprometimento de todos os envolvidos, equipes da Semuttran, da Guarda Civil e da Polícia Militar, são essenciais para promover um trânsito mais seguro. Elas complementam nossos trabalhos de campanhas de educação no trânsito, fiscalização por videomonitoramento, implantação de lombadas, recape e muitas outras. As pessoas precisam se conscientizar de que o respeito às leis deve ser prioridade, pois afetam diretamente a todos os modais e a segurança principalmente no trânsito”, disse Jane. Segundo André Mendes, supervisor das equipes de Operação de Trânsito da Semuttran, o máximo de ruído permitido para escapamento de motos é de 99 decibéis. Ele explicou que no Artigo 230, Inciso XI, do Código de Trânsito Brasileiro consta que veículos que trafegam com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante comete infração considerada grave, acarretando a aplicação de multa no valor de R$ 195,23 e a perda de cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do condutor infrator, sendo que as normas de emissão de ruídos e gases poluentes são estabelecidas pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) pela resolução 418/2009. Todas as informações são da Prefeitura de Piracicaba.
Golpe da maquininha: polícia de SP prende homem com 450 cartões bancários
Policiais Civis prenderam em flagrante um homem de 38 anos na noite de sábado (10), nas proximidades do Sambódromo do Anhembi, na zona norte de São Paulo, com mais de 450 cartões bancários. A região estava movimentada por causa da segunda noite dos desfiles das escolas de samba. Os investigadores estavam em diligências para combater delitos patrimoniais, especialmente furtos de celulares e fraudes com cartões bancários, devido a grande aglomeração de foliões e vendedores ambulantes pelo local. Por volta das 23 horas, os policiais avistaram dois homens em atitude suspeita em meio aos populares. Assim que eles perceberam a aproximação dos agentes, correram no meio da multidão, mas os investigadores conseguiram abordar um deles, que ainda tentou se desfazer de uma bolsa que carregava. No interior dela havia 452 cartões bancários de diferentes instituições bancárias, além de uma máquina de cartão. Entre os cartões apreendidos, os policiais localizaram dois que tinham boletim de ocorrência anterior, um por roubo em junho do ano passado, e o outro por furto, em setembro. O restante do material foi apreendido e encaminhado à perícia para dar prosseguimento à pesquisa. O suspeito detido foi indiciado por receptação e teve a prisão em flagrante decretada. Segundo a Polícia Civil, ele possui antecedentes criminais. Todas as informações são do governo estadual.
Detran-SP utiliza software para prevenir fraudes na emissão de CNH
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) celebra mais de seis meses sem registros de fraudes no processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A evolução é resultado da implantação de um software seguro e de fácil manuseio usado, por meio de tablets, durante a avaliação das provas práticas de direção em todo o Estado. Introduzido no meio do ano passado, o novo sistema não apenas agiliza o processo de emissão da CNH digital para 24 horas, mas também fortalece a confiabilidade e transparência em todas as etapas do processo. A partir da implantação, o número de exames práticos realizados com tablets subiu para 941.436 até o término de janeiro em todo o Estado. Nos últimos 30 dias, o percentual atingiu a marca de 98,28% com o novo suporte eletrônico. A discrepância entre o exame realizado manualmente é significativa, registrando apenas 148.740. O total de aprovados por meio da atual tecnologia com a utilização de prova eletrônica é de 617.269, uma média de 65,25%. O tablet, aliado ao software, só permite a realização das provas práticas após uma série de comprovações, como a validação facial do examinador de trânsito e do candidato, validação de assinaturas, controle do tempo do exame e a marcação de faltas. Além de seguro, o tablet se torna aliado do processo por lançar diretamente ao sistema do Detran o resultado da avaliação, contribuindo para a eficiência operacional. A diretora de Habilitação do Detran-SP, Talita Rodrigues, destaca que a segurança do sistema é uma prioridade. “Antes da implementação desse novo sistema, candidatos aprovados aguardavam ansiosamente o documento ser impresso por até uma semana. Agora, a CNH digital fica disponível já no dia seguinte, proporcionando uma experiência mais eficiente e rápida. O software permite uma avaliação precisa e imediata, garantindo um processo seguro e livre de fraudes”. A utilização do software mais seguro e de fácil manuseio vem recebendo aprovação dos candidatos e dos avaliadores, destacando a rapidez e a praticidade do novo sistema.