Polícia de SP prende homem que cultivava maconha em Carapicuíba
Um homem de 33 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (5) por tráfico de drogas em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. Com ele foram apreendidos 16 kg de maconha. Os policiais militares receberam uma denúncia anônima de um imóvel no bairro Cidade Ariston Estela Azevedo que estaria sendo utilizado para cultivo e comercialização de maconha.
No local os policiais encontraram uma estufa preparada para o cultivo de maconha. O dono do imóvel confessou que fazia a venda em bairros nobres de São Paulo. No imóvel foram encontradas estufas, vasos com mudas, sistema de refrigeração, embalagens, itens e insumos utilizados no cultivo e preparo da maconha. O suspeito foi preso em flagrante por tráfico de drogas, e o caso, registrado na 1ºDP de Carapicuíba.
Centro Integrado de Segurança Pública: ordem de serviço é entregue à empresa responsável pela obra
O prefeito Pedrinho Eliseu entregou esta semana a ordem de serviço para a empresa DWJ Engenharia e Construções Ltda. responsável por construir o Centro Integrado de Segurança Pública. A obra será feita com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) da Caixa Econômica Federal, um investimento de aproximadamente R$ 9 milhões com prazo de entrega para daqui dez meses.
O Centro vai funcionar no local onde, em 1977, o então prefeito Jair Della Coletta idealizou o prédio do Paço Municipal. Desde então, a obra ficou parada. “Vamos fazer um prédio bonito aqui, entregar para a cidade de Araras. Um espaço adequado e estratégico”, afirma o prefeito Pedrinho Eliseu.
O local abrigará a sede da Guarda Civil Municipal (GCM) e será um lugar de unificação das forças de segurança do município, podendo ser usado pelas polícias Militar e Civil. “É uma das principais obras custeadas pelo Finisa para reativar essa construção que está há décadas parada. Serão 4,5 mil metros quadrados, com subsolo e pavimento térreo”, explica Felipe Beloto, secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade.
O subsolo terá estacionamento para 50 carros e o prédio contará com depósito, almoxarifado, auditório para cursos, sala de vigilância, corregedoria, arquivo, administrativo, sanitários e dormitórios.
Internos do sistema prisional de SP recebem medalha de prata na Olímpiada de Matemática
A maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP), deu destaque, mais uma vez, aos presos do sistema prisional paulista. A 18ª edição do exame, ocorrida em 2023, premiará 13 internos de oito estabelecimentos penais do Estado.
A prova tem como objetivo principal estimular o estudo da Matemática por meio da resolução de problemas que despertem o interesse de professores e estudantes. Pela quarta vez, a Penitenciária ‘Cabo PM Marcelo Pires da Silva’, de Itaí, será condecorada com duas medalhas de prata – uma conquistada por um preso argentino e a outra por um paraguaio – e uma menção honrosa, obtida por um detento português. Nos dois presídios de Reginópolis, internos obterão menções de honra pelo desempenho na prova, sendo seis deles da Penitenciária I ‘Tenente PM José Alfredo Cintra Borin’, e um da Penitenciária II ‘Sgto. PM Antonio Luiz de Sousa’.
Também receberão menções honrosas custodiados nas Penitenciárias I ‘Dr. Danilo Pinheiro’ de Sorocaba, ‘Joaquim de Sylos Cintra’ de Casa Branca, I ‘Tarcizo Leonce Pinheiro Cintra’ de Tremembé e de Registro. De acordo com o diretor da Penitenciária de Itaí, Fernando Renesto, esses resultados auxiliam os presos em vários aspectos, como no resgate da autoestima e da autoconfiança para acreditarem na capacidade de mudança de vida. “O resultado alegrou os sentenciados, que ficaram mais motivados, acreditando num melhor retorno à sociedade e ao mercado de trabalho”, explicou o dirigente.