“Verdadeiros anjos”, diz avó de bebê de 21 dias salva de engasgo por PMs rodoviários
O último final de semana ficará marcada na memória do cabo R. Oliveira e do cabo Inácio, que salvaram a pequena Emili, de apenas 21 dias, de um engasgo no centro de Ubatuba, no litoral no litoral norte de São Paulo. A bebê tinha se engasgado com leite materno após a amamentação.
A equipe seguia pela rua Thomas Galhardo quando se deparou com os familiares do bebê em uma farmácia. A criança tinha sido levada ao estabelecimento na tentativa de ser resgatada, mas a mãe e os funcionários do local, ao verem a viatura, entregaram a bebê sem respiração para os policiais.
Os PMs imediatamente iniciaram a manobra de Heimlich, colocando a criança de bruços e pressionando, com a mão em formato de concha, seu tórax. Após alguns segundos, a pequena Emili expeliu o restante do leite que obstruía suas vias aéreas e voltou a respirar, trazendo alívio para a família.
“Nós corremos para a rua, na chuva, pedíamos socorro e ninguém. Fomos para a primeira farmácia e a viatura apareceu, com esses dois verdadeiros anjos, que não foram chamados. Eles perceberam a movimentação e ofereceram ajuda”, disse emocionada dona Wilma, avô da pequena, em um vídeo agradecendo os policiais.
A pequena Emili, logo após ser salva, foi levada pelos PMs à Santa Casa, onde foi atendida e liberada. “Sensacional, não tem explicação atender a uma ocorrência dessa”, relatou o cabo Oliveira, que está há oito anos na PM e atendeu pela segunda vez uma ocorrência de salvamento de engasgo. As informações são do governo estadual.
Polícia Federal faz operação no combate ao comércio de moeda falsa no interior de SP
A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira, dia 6, mandado de busca e apreensão expedido pela 2ª Vara Federal de Sorocaba, em residência no interior paulista, para combate ao crime de comércio de moeda falsa. A operação foi em Sorocaba.
A investigação teve início em abril de 2023, com base em informações de que o suspeito teria adquirido cédulas falsas pela internet e as receberia pelos correios. Por ocasião do cumprimento do mandado, foi apreendido um aparelho celular do investigado, que será encaminhado à perícia e analisado, para aprofundamento das investigações, visando à apuração de eventuais outros partícipes do crime e do fornecedor das cédulas falsas.
Também durante as buscas, foi constatado que o suspeito possuía armazenada em sua residência, porção de substância entorpecente para uso próprio, razão pela qual foi encaminhado à Delegacia de Polícia Federal em Sorocaba, também, para lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência, pela conduta delitiva prevista na lei antidrogas. O investigado, que já tinha passagem por homicídio culposo e porte ilegal de arma de fogo, foi indicado pelo crime de moeda falsa, cuja pena é de reclusão de três a 12 anos e multa. Todas as informações são da Polícia Federal.
PM prende 78 pessoas e apreende 24 kg de drogas durante pré-carnaval no Estado
A Polícia Militar do Estado de São Paulo prendeu, nos últimos dias, 78 pessoas e apreendeu quase 24 kg de drogas durante a Operação Carnaval, promovida pela instituição para garantir a segurança e tranquilidade dos foliões que aproveitaram os eventos de pré-Carnaval em todo o estado de São Paulo.
Durante a data, a instituição reforçou o efetivo, aumentou os pontos de fiscalização de veículos e combateu o tráfico de drogas e de armas, além de amparar a população com tratamento acolhedor e encaminhamento à rede de proteção das vítimas de importunação sexual, quando necessário.
Em decorrência dessas ações, 78 pessoas foram presas, sendo, destas, 19 procurados recapturados e dois adolescentes apreendidos. Seis armas e 24,3 kg de drogas foram apreendidas. As informações são do governo estadual.