Ação rápida da GCM de Limeira apreende suspeitos de roubo de veículos
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Limeira agiu rapidamente e deteve dois suspeitos de roubo de um veículo Renault Kwid, no Jd. Piratininga, na noite de da última segunda-feira após uma intensa perseguição e troca de tiros.
Segundo os GCMs que participaram da ação, os suspeitos foram identificados em via pública e receberam ordem de parada, mas não obedeceram e dispararam três vezes contra a viatura.
Os guardas reagiram e, durante a perseguição, os suspeitos colidiram com o veículo, tentando fuga a pé do local. Um dos suspeitos foi detido nas proximidades, portando uma réplica de pistola, enquanto o segundo foi capturado posteriormente. A arma de fogo utilizada não foi encontrada. O caso foi encaminhado à Central de Flagrantes.
Cordeirópolis monta força-tarefa para atuar na segurança no Carnaval
A Prefeitura de Cordeirópolis deu o pontapé inicial para o Carnaval 2024. Mais um encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Cultura nos últimos dias e contou com um Gabinete de Gestão Integrada Municipal e regional que organizou as estratégias de segurança que serão aplicadas nas cinco noites de folia.
Junto aos órgãos municipais envolvidos no evento, estava a polícia militar, o Corpo de Bombeiros, o Samu, Guarda Municipal, Polícia civil e o Departamento de Comunicação onde foi definida toda a parte operacional do evento que ocorrerá entre os dias 9 a 12 de fevereiro, na Passarela do Samba, localizada na Avenida Presidente Vargas e no dia 13, na Praça Central.
Durante o encontro, foram discutidos assuntos como a questão da revista, segurança pública, a forma e quando serão efetuadas as interdições de trânsito.
Operação Carnaval no Estado terá reforço de 15 mil PMs e 6 mil viaturas em todo o Estado
A Polícia Militar apresentou nesta segunda-feira (29) o esquema de segurança que será empregado no Carnaval 2024. Serão mobilizados 15 mil policiais e 6 mil viaturas em todo o estado de São Paulo. As operações policiais irão mobilizar todas as unidades policiais, como a rodoviária, para garantir a segurança nos deslocamentos pelas rodovias, e a PM Ambiental, para evitar crimes e proteger os foliões que forem passar as festas nas zonas rurais e ranchos no interior do Estado.
No litoral, também haverá policiamento específico, além do reforço que já existe com a Operação Verão, que está em andamento. “Houve uma expansão do Carnaval da capital para todo o estado, por isso, existe esse planejamento para garantir a segurança em todos os locais”, afirmou o comandante-geral da PM, coronel Cássio Araújo de Freitas.
A mobilização começa já no próximo sábado (3), com o pré-Carnaval. Depois, o efetivo ficará empenhado durante o Carnaval, entre os dias 5 e 16, e também no pós-Carnaval, nos dias 17 e 18. “Em 2023, tivemos o Carnaval mais seguro de todos os tempos, com diminuição de todos os indicadores criminais. Então, em 2024, temos o grande desafio de conseguir índices ainda melhores, e trabalharemos para isso”, disse.
Uma das modalidades de policiamento será o de “aproximação”. Os foliões poderão contar por todo o percurso, em blocos ou nas ruas, com policiais a pé, circulando por locais estratégicos e de encontros públicos para fácil localização em caso de ajuda. Também haverá o policiamento à paisana.
Policiais com trajes civis estarão em meio ao público para observar atitudes suspeitas e evitar crimes, avisando a central de operações sobre possíveis indivíduos em atitudes suspeitas. Os policiais que vão atuar na operação também receberam treinamento específico para lidar com casos de importunação sexual.
Os PMs atuarão no acolhimento e no devido encaminhamento das vítimas para as redes de proteção. Além do policiamento ostensivo para flagrar roubos e furtos de celular, a PM vai atuar também para combater a receptação dos aparelhos.