Morre jovem que segundo familiares teria sofrido acidente de moto em Rio Claro
Morreu num hospital privado de Rio Claro, no último dia 20, um jovem de 23 anos que segundo familiar, havia sofrido um acidente de moto dias antes, no município.
De acordo com o familiar, que seria irmão do jovem, ele trafegava pela Avenida Brasil, no Distrito Industrial, quando teria batido contra um poste, sofrendo diversas lesões, sendo socorrido por uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
A Polícia Militar esteve no local, e não haveria até então registro do caso no sistema da PM. O corpo do rapaz passou por exame necroscópico e a moto foi apreendida.
Ações de combate à violência contra a mulher são debatidas em Limeira
A vice-prefeita de Limeira Erika Tank reuniu-se, nos últimos dias, com o comandante do 36º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Alexandre Luiz Bergamasco Pedro. Na pauta, estavam as iniciativas de combate à violência contra a mulher – um dos focos do plano de governo do prefeito Mario Botion desde sua primeira gestão.
O comandante do 16º Grupamento dos Bombeiros, tenente-coronel Daniel Alípio, também esteve presente. Segundo a vice-prefeita, a reunião foi produtiva pois abordou a colaboração estratégica entre a PM e a Rede Elza Tank de Atendimento Integrado à Mulher em Situação de Violência. “Essa tem sido uma parceria que se fortaleceu ao longo dos anos, com iniciativas consolidadas”, comentou.
Entre as ações, Erika citou a união da Patrulha Maria da Penha municipal e estadual, o dispositivo Botão do Pânico e o aplicativo SOS Mulher. “A colaboração entre a Polícia Militar e a Rede Elza Tank vai além da abordagem reativa. A união entre essas instituições demonstra um esforço conjunto para enfrentar os desafios atuais e futuros, fortalecendo laços e compartilhando recursos em prol de uma comunidade mais segura. A Rede Elza Tank tem um forte comprometimento em promover a segurança das mulheres”, complementou Erika Tank.
Guarda Civil Municipal de Piracicaba tem novo fardamento com proteção contra radiação solar
A Guarda Civil (GC) de Piracicaba iniciou o ano com um novo fardamento. O modelo foi aperfeiçoado para tornar o uniforme mais confortável e proteger os agentes do calor intenso na rotina do trabalho, com proteção contra raios solares UVA e UVB. O investimento da Prefeitura foi de R$ 160 mil para fornecimento da farda completa, que inclui duas camisas do modelo com proteção solar, calças tipo culote em tecido rip stop e camisas de manga longa.
No total, 300 guardas-civis serão beneficiados com as novas fardas. O novo modelo começou a ser usado pelos guardas no final de dezembro de 2023 e mantém as mesmas cores e características do anterior. Cada guarda receberá duas unidades do uniforme.
A principal mudança foi a adequação da farda ao modelo Combat Shirt, com camisas de mangas mais longas e confeccionadas em um tecido misto de malha com microporos para ventilação. A composição em poliéster (48%), algodão (46%) e elastano (6%), além de tornar o modelo mais confortável, conta com proteção contra raios solares UVA e UVB.
Segundo o comandante da Guarda Civil da cidade vizinha, Sidney Miguel Nunes, o modelo também é seguido por agentes de outros municípios. “Pensando nessas condições de calor intenso, para evitar fadiga e outras consequências que o calor ocasiona, estamos implantando esse modelo de uniforme.”
Além disso, também foram investidos R$ 77 mil no fornecimento de novas fardas para os 31 agentes do Pelotão Ambiental da GC. O uniforme é composto por camisa manga longa, calça tipo culote, boné camuflado e jaqueta manga longa militar camuflada. As informações são da Prefeitura de Piracicaba.