Centro de Operações Integradas (COI) é inaugurado em Araras
Foi inaugurado nos últimos dias em Araras o COI (Centro de Operações Integradas) no Casarão (antigo Casarão “Benedita Nogueira”). Os 12 monitores recebem sinal das 938 câmeras de segurança já instaladas na cidade e serão três GCMs e um PM trabalhando em turnos, 24 horas por dia e sete dias por semana. “Nossos índices são ruins, mas vão ser muito melhores. Queria agradecer a todo mundo que trabalhou aqui, todos os profissionais. Estou muito feliz!”, disse o prefeito Pedrinho Eliseu. O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil também destacou as melhorias que virão com o sistema. “Muda tudo, são os olhos dos policiais que vão trabalhar aqui. Vai melhorar muito os índices da nossa cidade. É coisa de primeiro mundo”, afirma Fernando Chieregatto. O sistema da Muralha Digital terá 1.341 câmeras e será integrado aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal. “Não dá para ficar longe da tecnologia, ela vem justamente para potencializar o nosso trabalho. Com o efetivo funcionamento do sistema, nossas ações serão mais assertivas se o crime já aconteceu e assim como a prevenção”, afirma Ten. Cel. PM Alexandre Bergamasco. As informações são da Prefeitura de Araras.
Português que estava na lista de procurados da Interpol é capturado pela Polícia Federal
A Polícia Federal prendeu nessa terça-feira (26/12), um cidadão português que se encontrava na lista da Difusão Vermelha da Interpol. O homem estava na cidade de Praia Grande/SP. O estrangeiro era procurado pelas autoridades portuguesas, tendo sido condenado por tráfico de drogas, em crime que envolveu o envio de cocaína do Brasil para Portugal. A Difusão Vermelha da Interpol é uma solicitação às autoridades policiais em todo o mundo para localizar e prender provisoriamente uma pessoa enquanto aguarda extradição, entrega ou ação legal semelhante. O Pedido de Prisão Preventiva para fins de Extradição foi formulado pelo Escritório Central Nacional da Interpol em Brasília/DF, com base nas informações da Difusão Vermelha incluídas pelas autoridades de Portugal. O mandado de prisão cumprido na data de hoje foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal e o indivíduo foi encaminhado à sede da PF em São Paulo, onde permanecerá até a extradição definitiva para Portugal. As informações são da PF.
Laudo comprova que fã de Taylor Swift morreu por causa do calor
O laudo do Instituto Médico Legal (IML) do Rio de Janeiro aponta que a causa da morte de Ana Clara Benevides, de 23 anos, foi “exaustão térmica por exposição difusa ao calor”. A jovem passou mal no show da cantora Taylor Swift, no dia 17 de novembro, no Estádio Nilton Santos, conhecido como Engenhão, na zona norte do Rio de Janeiro. O estudo técnico foi solicitado pela Polícia Civil no dia seguinte à morte e concluído na terça-feira desta semana (26). A peça é assinada pelo perito legista Reginaldo Franklin Pereira. No documento, o profissional contextualiza que a cidade enfrentava uma “intensa onda de calor” com condições extremas de temperaturas que tiveram ampla divulgação. O laudo acrescenta que Ana Clara “não apresentava manifestação cutânea de raios solares”, ou seja, não houve exposição direta ao sol. Assim como o exame toxicológico teve resultado negativo. Por fim, o perito conclui que a exposição ao calor difuso causou exaustão térmica “com quadro hemodinâmico (choque), cardiovascular e comprometimento grave dos pulmões, e morte súbita”. À ocasião da morte, a organização do espetáculo, a cargo da Time For Fun (TF4), foi criticada por fãs e autoridades por não facilitar o acesso dos presentes a fontes de hidratação. Após a morte, a Justiça obrigou que as apresentações seguintes tivessem distribuição de água para os fãs. O show do sábado, 18 de novembro, chegou a ser adiado, sob a justificativa da onda de calor. Circulam na internet vídeos em que a cantora Taylor Swift pausou o show e pediu que algumas pessoas tivessem acesso à água. “Eles precisam de água, bem ali. Estão segurando um telefone pra dizer isso. Desculpem, mas está muito calor, então se estão dizendo que precisam de água, eles realmente precisam. Temos que fazer chegar até eles”. O Rio de Janeiro enfrentava naquela semana dias com sensações térmicas próximas a 50ºC. De acordo com a 24ª Delegacia Policial (DP), responsável pela investigação, após análise do laudo do IML, os representantes da empresa organizadora do evento serão chamados para prestar esclarecimentos. À época da morte, a cantora Taylor Swift se manifestou sobre o ocorrido no Instagram. Ela se disse “devastada”. A Tickets For Fun lamentou a morte da estudante e disse que ela foi atendida por brigadistas imediatamente após passar mal. As informações são da Agência Brasil.