Polícia Civil e Guarda Municipal apreendem suspeito de roubo de veículos em Araras

A Polícia Civil, em conjunto com a Guarda Civil Municipal, conseguiu apreender um dos suspeitos de cometer diversos assaltos a mão armada em Araras nos últimos dias, causando pânico à população. A ação aconteceu esta semana no Jardim das Orquídeas. Segundo as forças de segurança, o indivíduo apresenta as mesmas características, inclusive roupas, apontadas em imagens coletadas durante as diversas ações criminosas realizadas na cidade. Com ele também foi encontrado um revólver calibre 32, munições, além da chave de um automóvel da marca Toyota Corolla, que havia sido roubado na última terça-feira (19), no Jardim Santa Efigênia em Araras, o qual foi abandonado no pátio da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na região Leste da cidade. No momento da apreensão, os policiais civis e os guardas civis municipais apreenderam com o menor pinos vazios usados para armazenar entorpecentes. De acordo com o delegado da Polícia Civil Tabajara Zuliani dos Santos, “este menor é um dos suspeitos envolvidos nesta onda de assaltos que está ocorrendo em Araras. A Polícia Civil segue investigando para solucionar o problema e trazer de volta a sensação de segurança aos ararenses”. O menor foi conduzido à Delegacia de Polícia e será encaminhado à Fundação Casa (Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente), permanecendo à disposição da Justiça.
Esquema de tráfico internacional de drogas por Viracopos gera pena de quase 200 anos a família de criminosos

Deflagrada em outubro de 2020, a Operação Overload trouxe à tona um intrincado esquema de envio de entorpecentes para o exterior. Recentemente, a Justiça Federal de Campinas condenou a 112 anos de prisão por lavagem de dinheiro um homem tido como um dos líderes de uma organização criminosa que usava o Aeroporto Internacional de Viracopos para o envio de cocaína à Europa. Segundo o Ministério Público Federal R.E.D. comandava uma “rede familiar destinada à ocultação dos recursos oriundos do tráfico de drogas”. Somadas, as penas da família chegam a 199 anos. Cabe recurso da decisão – veja, abaixo, o posicionamento das defesas. Conforme o MPF, R.E.D. comandava a rede familiar “destinada à ocultação dos recursos oriundos do tráfico de drogas”. As investigações revelaram que as transações envolviam a circulação de dinheiro vivo, além de operações financeiras ilegais e a aquisição de imóveis e veículos sem registro.
Mais de 50 mil presos e egressos do sistema prisional passarão por cursos do Sebrae-SP

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), a Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap) e o Sebrae-SP firmaram, nos últimos dias, um convênio para capacitar mais de 50 mil reeducandos e oriundos do sistema prisional pelos próximos dois anos. As capacitações serão focadas no preparo dos participantes para geração de renda – empreendendo e administrando seu próprio negócio. Entre os temas abordados estão Comportamento Empreendedor, Marketing, Planejamento, Finanças e Mulheres Empreendedoras. Durante o prazo do convênio, o Sebrae-SP estará presente em 159 presídios da SAP por meio do programa Sebrae Comunidades: Reescrevendo a minha história. As capacitações serão para quem está cumprindo pena em regime fechado, semiaberto, penas alternativas, assim como familiares e egressos do sistema prisional. Estiveram presentes o diretor superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, o diretor de administração e finanças do Sebrae-SP, Reinaldo Correa, e o secretário da SAP, Marcello Streifinger. A assinatura do convênio foi na Penitenciária Feminina da Capital, na zona norte, também com a presença de reeducandas. A capacitação completa tem carga horária de 12 horas, com módulos que também podem ser realizados em formato online – de acordo com a necessidade de cada público. Há um formato disponibilizado destinado às unidades prisionais masculinas e outro para as unidades femininas, visando ações específicas para o fomento do empreendedorismo feminino. As informações são do governo do Estado.