Incêndio em loja de fogos deixa ferido em estado grave em Santa Bárbara
Um jovem de 27 anos ficou ferido em estado por conta de um incêndio que atingiu uma loja de fogos de artifício, em Santa Bárbara d’Oeste, no final de semana. Uma casa vizinha também foi atingida pelo incêndio. Vizinhos relataram muitas explosões no interior do imóvel onde funcionava o comércio de fogos. O se alastrou para as instalações de uma empresa que fica na Rua Limeira, no bairro Lagoa Seca. O teto desabou e o imóvel ficou destruído. O rapaz ferido foi levado ao Pronto-Socorro Afonso Ramos, e de lá transferido ao Hospital Estadual de Sumaré com queimaduras em quase 60% do corpo. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros e as equipes realizaram rescaldo. Uma casa nos fundos da loja de fogos foi interditada pela Defesa Civil de Santa Bárbara.
Roubos caem pelo quinto mês consecutivo na região central de São Paulo
O mês de agosto terminou com a quinta queda consecutiva nos registros de roubos nas regiões dos Campos Elíseos e da Santa Cecília, áreas que correspondem ao 3º e 77º Distrito Policial (DP), no entorno da Cracolândia. O levantamento realizado pelo Sistema de Diagnóstico das Cenas Abertas de Uso indicou que, no período, os roubos diminuíram 16% na comparação com agosto do ano passado, seguindo uma tendência de queda observada anteriormente. No mês, os furtos apresentaram uma redução de 7%. “Se compararmos com o mesmo período do ano anterior, é evidente a melhoria da situação em termos de segurança nas localidades de Campos Elíseos e Santa Cecília”, analisa a Secretaria da Segurança Pública (SSP), com base nos dados divulgados semanalmente pela Coordenadoria de Análises e Planejamento. Os dois crimes também seguem em queda na comparação mensal com o mesmo período de 2022. Em abril, os furtos e roubos caíram 19% e 8%, respectivamente nas duas regiões. Em maio, os furtos recuaram 22% e os roubos 20%. Já no mês de junho, a diminuição foi de 1% nos furtos e 14% nos roubos. Em julho, os roubos despencaram 27% e os furtos se mantiveram praticamente estáveis (2%). Na semana observada, que vai de 28 de agosto a 3 de setembro, a polícia registrou 84 roubos nas áreas do 3º e 77º DP. Na primeira semana do monitoramento (de 27 de março a 2 de abril), foram contabilizados 190 roubos, portanto, uma queda de 56% nesse tipo de crime, quando se compara ao início da medição. Os furtos também seguem nessa trajetória decrescente. Na última semana, foram 217 crimes cometidos na região central, 30% a menos que o contabilizado na primeira semana do monitoramento, quando 311 furtos tinham sido registrados.
O levantamento indica a consolidação do começo da reversão do cenário na região das Cenas Abertas de Uso. “Essa trajetória envolve a implementação de medidas preventivas, melhoria das estratégias de policiamento, investimento em recursos adequados e a busca de soluções conjuntas para os problemas da segurança no entorno”, explica a SSP.
Pitbull ataca mulher em condomínio em Limeira
A Polícia Civil de Limeira registrou um boletim de ocorrência ‘não criminal’ na última sexta-feira, dia 8, após uma mulher alegar ter lutado com um cão da raça pitbull, em uma rua do condomínio que ela reside, em Limeira. A mulher afirmou que passeava com o marido e os cães dela quando viu uma outra moradora caminhando com o pitbull, sem focinheira. Para atacar um dos cachorros da mulher que fez a queixa, o pitbull arrastou a tutora, que não teve forças para segurá-lo. Quando percebeu que o pitbull havia mordido um de seus cães, a mulher se jogou em cima do cão e começou a lutar para salvar seu animal, resultando em escoriações pelo corpo da declarante. O caso será investigado.