Portaria libera ação complementar de GCM para reforçar segurança em Limeira em setembro
Portaria assinada pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, Wagner Marchi, e que será publicada na edição desta terça-feira (29) do Jornal Oficial do Município, autoriza a criação de mais 492 Diárias por Atividade Complementar (DAC) por parte da Guarda Civil Municipal (GCM) do município vizinho. O objetivo da medida é reforçar ações de segurança no mês de setembro. Cada diária corresponde a dez horas de trabalho do guarda civil, isso em execução de horário fora do expediente – situação que garantirá uma presença substancial dos guardas civis nas ruas. “Nossa intenção é agir em várias frentes, ampliando a capacidade de trabalho dos nossos guardas”, explica Marchi. “A atividade complementar dos guardas civis tem por finalidade ampliar de forma considerável a sensação de segurança dos cidadãos”, reforça o prefeito Mario Botion, autor de lei municipal 928 de abril deste ano que autoriza que a GCM realize horas trabalhadas fora do expediente. Segundo a portaria, as 492 diárias complementares serão distribuídas para várias ações da GCM ao longo do mês de setembro. As vagas são destinadas para a “Operação Intervenção”; para vigilância e manutenção de prédio público; para a “Operação Silêncio”; para “Operação Comércio Seguro”; e para “Operação Parques Seguros”.
Muralha Digital: 96 câmeras já estão instaladas em Araras
A Muralha Digital já tem 96 câmeras instaladas em escolas, entradas e saídas da cidade e espaços públicos como a Praça Barão de Araras e o Lago Municipal. “Serão 1.341 câmeras em toda a cidade, algumas speed dome que são as de 360 graus, com imagem de qualidade e super zoom”, explica o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Fernando Chieregatto. A Muralha é integrada aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, d Governo Federal e os equipamentos possuem OCR (reconhecimento ótico de caracteres) que identifica as placas dos veículos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone e 3543-1547 (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil).
Governo abre inscrições para 2ª turma do curso de combate à violência contra mulheres
O Governo de São Paulo abriu ontem, dia 29, as inscrições para a segunda turma do curso gratuito e obrigatório de combate à violência contra mulheres, pelo protocolo Não se Cale. O prazo dessa etapa vai até 29 de setembro, com foco em profissionais de áreas de eventos, hotelaria, espetáculos e similares, além daqueles que atuam em bares e restaurantes e não entraram na primeira turma. O preenchimento do formulário é individual e leva aproximadamente cinco minutos. Basta acessar o link https://www.mulher.sp.gov.br/naosecale/. Funcionários dos setores de entretenimento, lazer e gastronomia têm prioridade no curso, mas quem atua em outras áreas também pode participar. A capacitação só é válida com o certificado emitido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher. As inscrições da etapa inicial se encerraram ontem (28), com mais de 10 mil profissionais cadastrados. As aulas começam no dia 1º de setembro em formato online e adaptável à rotina de cada pessoa. O cumprimento integral do protocolo será fiscalizado pelo Procon-SP. Eventuais infrações podem resultar em multa, suspensão do serviço ou atividade e até interdição, nos termos estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor. A multa pode variar de 200 a 3 milhões de UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) – atualmente com valor unitário de R$ 34,26, de acordo com a gravidade e critérios previstos no Código. Os materiais gráficos obrigatórios, regras e reconhecimentos previstos pelo protocolo estão disponíveis no site oficial.
Homem é achado morto com marcas no pescoço dentro de carro em Piracicaba
O corpo de um homem foi localizado pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Piracicaba na manhã da última segunda-feira, no interior um carro que estava estacionado desde sábado na Rua Dom Pedro II, no centro da cidade. Segundo informações, ele tinha marcas no pescoço. Populares teriam dito aos agentes de segurança que o carro foi estacionado em frente em uma das casas da rua, no sábado, e ali ficou durante todo o final de semana. Os moradores suspeitaram da situação, mas, como os vidros do carro eram cobertos por insulfilm, que impedia a visualização do interior, resolveram chamar a corporação. No local, os agentes abriram o veículo e encontraram o corpo de um homem. Segundo a corporação, ele tinha marcas no pescoço. O corpo passaria por perícia e uma investigação foi aberta para apurar o caso.