“Maria da Penha” completa 17 anos e Limeira fortalece conscientização

Evento realizado este fim de semana na Praça Toledo Barros, em Limeira, lembrou os 17 anos da vigência da Lei Maria da Penha. “A finalidade principal desta ação é levar conscientização e informações acerca dos direitos das mulheres vítimas de violência”, explica Marina Alencar, assistente social do Ceprosom e coordenadora da Rede Elza Tank e da Casa da Mulher. O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita, Erika Tank, estiveram presentes no evento. Botion destacou o trabalho realizado pela Rede Elza Tank, reforçada durante os seus dois governos. “Um dos exemplos foi a criação da Patrulha Maria da Penha, na nossa Guarda Civil Municipal”, afirmou. Para Botion, a patrulha é uma ferramenta fundamental no combate à violência à mulher. Para a vice-prefeita, Erika Tank, que atua diretamente com a causa, e é autora de legislações que fortaleceram a Rede no município, também alertou para a conscientização. “É o melhor instrumento que temos em mãos, conscientizar e informar cada vez mais a nossa população, em especial as mulheres, sobre o problema”, afirmaram. O evento na Toledo Barros ocorreu durante toda a manhã. Participaram efetivos da GCM e também da Polícia Militar, além de vários integrantes da Rede, com a finalidade de levar conhecimento e informações para as pessoas. Pedestres foram abordados e informados sobre o tema. Material com conteúdo relacionado à questão foi distribuído. A ação também dá início ao “Agosto Lilás” – voltado para ações específicas acerca da violência contra a mulher, atualmente um dos principais problemas social e de segurança do país. Apesar de inúmeras campanhas e ações com a finalidade de despertar para a conscientização, os casos vêm se multiplicando no país, conforme demonstram estatísticas. As informações são da Prefeitura de Limeira.
Assalto a joalheria em Santa Bárbara – Suspeito é preso com R$ 365 mil em joias

Um homem foi preso com mais de R$ 365 mil em joias, logo depois do assalto à joalheria do Tivoli Shopping, em Santa Bárbara D’Oeste, crime praticado no sábado. A informação é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP). Segundo a o órgão, depois do assalto, o suspeito tentou fugir e efetuou disparos contra os policiais, que revidaram. Em seguida, o homem tentou fugir novamente, mas foi detido com o veículo. Além das joias, foi encontrado e apreendido um revólver com ele. O detido foi escoltado ao pronto-socorro do Hospital Dr. Afonso Ramos, em Santa Bárbara, pois tinha um ferimento no pescoço. Ele recebeu atendimento e foi liberado para ser levado à delegacia. O caso é investigado como roubo de joalheria e tentativa de homicídio no plantão da Delegacia de Santa Bárbara d’Oeste. O crime assustou frequentadores do shopping, que relataram até mesmo que os criminosos fizeram uma mulher de refém, mas o crime não teria deixado feridos.
Sucuri é encontrada por moradores de condomínio em Araras

Uma sucuri de grande porte foi localizada nos últimos dias por moradores de um condomínio de alto padrão em Araras. O réptil foi flagrado em filmagens e fotos que circularam pelas redes sociais, mas ele teria se refugiado numa mata antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Não houve registros de incidentes com pessoas. O condomínio fica às margens da Represa Hermínio Ometto, a maior junto à zona urbana de Araras, na região oeste do município, próximo dos bairros Jardim Cândida e Novo Cândida. Nas redes sociais, muitos moradores da cidade demonstraram preocupação com o bem-estar do animal, que não havia sido mais visto até ontem.