Araras – Muralha digital com câmeras 360º chega à Praça Barão e ao Lago Municipal
Avançando no Projeto “Muralha Digital”, câmeras de alta resolução com monitoramento 360º foram instaladas na Praça Barão (três unidades: Largo da Basílica, próximo à Igreja Universal e de frente com a Caixa Econômica Federal) e no Lago Municipal (duas unidades: prainha e playground). A “Muralha” é integrada aos bancos de dados Detecta, do Estado de São Paulo, e Córtex, do Governo Federal, o sistema contará com 1.341 câmeras, que serão instaladas em todas as unidades escolares, praças, parques, Postos de Saúde e principais vias, entradas e saídas da cidade: os equipamentos possuem OCR (reconhecimento ótico de caracteres) que identifica as placas dos veículos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone e 3543-1547 (Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil).
Estatísticas de segurança do primeiro semestre permitem comparar as maiores cidades da região
Estatísticas publicadas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública relacionadas ao primeiro semestre de 2023 permitem estabelecer comparações entre as maiores cidades da região – São Carlos, Araraquara e Rio Claro. Rio Claro tem o maior número de registros de crimes violentos e São Carlos os maiores números de crimes contra o patrimônio, como furtos ou roubos. As três cidades têm mais de 200 mil habitantes, e apresentam quadros distintos na segurança, conforme apontam os números. Rio Claro e Araraquara apresentaram os maiores números de ocorrências de estupro; Rio Claro tem o maior índice de homicídios entre as três cidades. Foram 16 no semestre passado, contra 12 em São Carlos e 4 em Araraquara. Roubos e furtos tiveram o maior índice em São Carlos.
Mulheres são presas em Piracicaba suspeitas de furtar mais de R$ 4 mil em roupas do shopping
Duas mulheres foram presas em flagrante na última sexta-feira em Piracicaba, suspeitas de furtarem mais de R$ 4 mil em roupas de uma loja de departamentos no Piracicaba Shopping. Segundo o registro policial, um dos seguranças do shopping informou à polícia sobre as duas suspeitas, que praticavam o furto com sacolas caseiras, que tinham um revestimento especial para bloquear os sinais dos alarmes que são acoplados às peças de roupas. Uma das mulheres foi abordada no estacionamento do Shopping, e a outra na Avenida Mario Dedine. Com ambas foram encontradas e apreendidas três das sacolas bloqueadoras de sinal, 40 peças de roupas, além de um dispositivo usado arrancar os alarmes das peças de roupas e, ainda, 18 alarmes que haviam sido violados. Elas seriam moradoras de Campinas e foram presas em flagrante.
Bebê de 33 dias morre após ficar engasgado, em Araras
Infelizmente esta não é mais uma história de heroísmo com final feliz. Policiais Militares de Araras até tentaram, mas não conseguiram salvar uma criança vítima de afogamento. O bebê de apenas 33 dias faleceu na manhã do último domingo, dia 30. Segundo o registro policial, os agentes foram acionados para socorrer uma criança no Jardim das Nações 2, região sudeste de Araras. Quando chegaram à casa da família, a mãe estava no portão, com a criança nos braços. O bebê já não apresentava sinais vitais. Os policiais iniciaram a manobra de Heimlich enquanto conduziam mãe e bebê ao Pronto-Socorro, onde foram feitas tentativas de reanimação cardíaca, mas a criança não reagiu. Foi solicitado exame necroscópico e o caso foi registrado como morte acidental na Delegacia de Araras.