Foragido da Justiça é capturado pela GCM em Rio Claro
Na noite de segunda-feira, dia 24, por volta das 20:58 h, o GAM (Grupo de Apoio com Motocicletas) da GCM (Guarda Civil Municipal de Rio Claro) em patrulhamento pela rua 17JN, no Jardim Terra Nova, notou dois indivíduos em uma motocicleta que, ao perceberem a equipe, esboçaram atitude suspeita, quando aumentaram a velocidade e o garupa ficou olhando para trás observando os Guardas. Diante da situação os dois foram abordados e pesquisados os antecedentes criminais, sendo que o sobre o condutor da moto nada constava e motocicleta estava com a documentação regularizada. Porém quanto ao garupa, identificado com 23 anos, era alvo de um mandado de prisão por envolvimento em um roubo. O rapaz recebeu voz de prisão dos Guardas e foi conduzido ao Plantão Policial com o apoio da viatura do Canil. Ele ficou à disposição da Justiça.
Novo sistema de estacionamento rotativo recebe 11.485 cadastros nos primeiros 45 dias em operação
Nos primeiros 45 dias de funcionamento, o novo sistema de estacionamento rotativo da cidade de Piracicaba, conhecido como zona azul, teve o cadastro de 11.485 usuários. Esse sistema começou a funcionar no dia 5/06 e possui diversas opções de pagamento para o tempo a estacionar. Neste período inicial de um mês e meio em operação, foram fiscalizados 161.337 veículos. Deste número, 28.482 foram estacionados de forma irregular e, portanto, passíveis de autuação. Outros 77.412 veículos realizaram o pagamento da zona azul, demonstrando, assim, a adesão e a utilização expressiva do serviço. Estão disponíveis 163 parquímetros para utilização do serviço. Os veículos estacionados de forma irregular no primeiro mês de funcionamento do novo sistema da zona azul não receberão autuações e nem penalidades, conforme explica a titular da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), Jane Franco Oliveira, porque a Pasta considera essa fase como um período educativo, para os usuários se adaptarem e entenderem a importância do serviço. “Nosso intuito é promover um trânsito seguro e consciente, para que os usuários estacionem de forma correta e o comércio da cidade tenha rotatividade de pessoas, favorecendo a economia do município, por isso, nenhuma multa ou pontuação no prontuário do infrator foi registrada durante essa etapa”, explicou. Ela disse, ainda, que os veículos estacionados irregularmente desde o dia 1/07 receberão autuações, após a confirmação das infrações identificadas por meio do videomonitoramento, em até 30 dias. Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), no artigo 181 inciso XVII, é infração grave estacionar em desacordo com a regulamentação – estacionamento rotativo. A multa é de R$195,23. As informações são da Prefeitura de Piracicaba.
Capital paulista registra apreensão de 35,7 toneladas de drogas no 1º semestre
As polícias de São Paulo apreenderam 35,7 toneladas de drogas na capital entre janeiro e junho deste ano. O total é 116,8% maior que o mesmo período de 2022, quando 16,4 toneladas foram apreendidas. Somente no mês de junho, o trabalho policial possibilitou a apreensão de 10,6 toneladas de entorpecentes. No mesmo mês do ano passado foram apreendidas 3,6 toneladas – um acréscimo de 192,7%. As forças policiais também recuperaram 8.660 veículos que haviam sido roubados ou furtados no primeiro semestre, alta de 22%. Já no mês passado, 1.389 veículos foram devolvidos aos donos, 14% a mais do que em junho de 2022. Nos seis primeiros meses foram retiradas das ruas 1.390 armas de fogo, 32,6% a mais do que no mesmo período do ano passado. Em junho deste ano, as apreensões passaram de 193 para 202, aumento de 4,7%. As ações policiais realizadas na cidade de São Paulo possibilitaram que 21.033 pessoas fossem detidas no primeiro semestre deste ano – crescimento de 15,2% em relação ao mesmo período de 2022, quando 18.261 pessoas foram presas e apreendidas. Analisado apenas o mês de junho, a quantidade de pessoas detidas na região aumentou 4,4%, passando de 3.137 para 3.276. Até junho, a Polícia Civil instaurou 47.724 inquéritos policiais – aumento de 9,9% em relação ao mesmo período de 2022. Somente em junho a alta foi de 14,7%, com 8.273 inquéritos. O aumento da produtividade policial é resultado de medidas tomadas desde o começo do ano no combate à criminalidade. Uma delas foi o reforço no policiamento ostensivo e preventivo, com 17 mil policiais a mais diariamente nas ruas do Estado.