Concurso para soldado da PM tem inscrições abertas até 27 de julho
Os interessados em participar do concurso público para a soldado de 2ª classe da Polícia Militar de São Paulo têm até o dia 27 de julho para fazer a inscrição. O edital foi publicado pelo Governo de São Paulo no último dia 19. Serão oferecidas 2.700 vagas. A remuneração básica inicial para o cargo de soldado 2ª classe PM passou a ser de R$ 4.852,21 (incluindo salário-base, Regime Especial de Trabalho Policial (RETP) e valor de insalubridade) após o reajuste aprovado pela Alesp e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas. As inscrições devem ser feitas pelo site da Vunesp, responsável pela organização do concurso. Na página, também é possível acessar o edital e realizar o pagamento da inscrição. Para participar, os candidatos devem ter entre 17 e 30 anos – exceto para quem já pertence aos quadros da PM – e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. As mulheres precisam ter altura mínima de 1,55 metro e os homens, de 1,60 m. Há outro concurso em andamento da Polícia Militar para mais 2,7 mil vagas, com previsão de conclusão em dezembro deste ano. Outras 2,7 mil vagas já foram autorizadas, e têm previsão de serem publicadas em edital no final do 2º semestre deste ano.
GCM de Limeira prende homem acusado de furtos e roubos de motocicletas
A GCM (Guarda Civil Municipal) prendeu na manhã da última segunda-feira, dia 26, um homem suspeito de participação de furtos e roubos de motocicletas na região. A prisão ocorreu durante ação da GCM, na Avenida Cônego Manoel Alves. O homem foi abordado quando conduzia uma motocicleta monitorada pelo DEIC e cadastrada na muralha digital. A moto apresentava numeração do chassi suprimida. Além disso, o motociclista estava com uma porção de maconha, constatada com a abordagem e revista da GCM. Diante dos fatos, o homem foi detido e encaminhado para a delegacia do DEIC, em Piracicaba onde foi ouvido e autuado por tráfico de drogas, associação criminosa e adulteração de sinal identificador ficando preso a disposição da Justiça. A motocicleta também foi apreendida e será objeto de análise pericial para avaliar as circunstâncias que envolvem o caso. A Polícia Civil continua investigando o caso para verificar se há envolvimento de outras pessoas nos crimes.
Por mais segurança, bagagens de voos internacionais serão fotografadas
Uma das medidas para aumentar a segurança nos aeroportos do país, e que integra plano anunciado pelo governo federal, é fotografar as bagagens dos passageiros com destino ao exterior. Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, informou que o passageiro terá acesso a foto posteriormente. “A gente quer que as câmeras [instaladas nos aeroportos] fotografem cada uma das bagagens das pessoas antes delas embarcarem. Conforme estão no voo, [elas] vão receber uma mensagem de whatsapp [com imagem] da mala dela fotografada, o que depois pode ser usado para comprovar com qual mala ela estava”, explicou. Outras medidas do plano são instalação de raio-x e scanners corporais, câmeras na área de check-in, uso de detectores de líquidos e explosivos e restrição ao uso de celular pelos funcionários em alguns locais dos terminais. “Parte do pessoal do crime organizado faz chantagem com aquelas pessoas [que trabalham em áreas internas dos aeroportos]. Sem celular, ficam sem esse contato”, disse. As medidas serão implementadas, inicialmente, no Aeroporto de Guarulhos, o maior do país. O investimento previsto é de R$ 40 milhões. Em uma segunda fase, conforme o ministro, as ações serão levadas a outros aeroportos com voos para o exterior e, em seguida, a todos os terminais do país.