Dois são presos por furto a lanchonete em Piracicaba

Dois homens foram detidos em flagrante pela Polícia Militar de Piracicaba na madrugada da última segunda-feira, depois de furtarem uma lanchonete, localizada na avenida Piracicaba. Com uma pedra, eles quebraram a vitrine do estabelecimento e se pegaram uma máquina registradora. Durante a tentativa de fuga os dois rapazes se depararam com equipes da PM, que realizaram uma operação de trânsito região. Eles ainda tentaram fugir, mas foram abordados pelos agentes. Na fuga, o suspeito mais velho jogou a caixa registradora no chão e negou que tivesse praticado da ação criminosa. Dentro do equipamento, os policiais encontraram um celular, R$48 em dinheiro e notas fiscais do estabelecimento, que fica próximo ao local da abordagem. Ao verificarem, os militares encontraram a vitrine quebrada com a pedra no interior do imóvel. Em seguida, o comerciante chegou à lanchonete e reconheceu os objetos localizados com os suspeitos. Ele alegou ter sido acordado com o alarme soando e viu pelas câmeras que a lanchonete havia sido invadida. No plantão policial, a dupla recebeu voz de prisão em flagrante por furto qualificado.
No Rio, governo assina acordos na área de segurança e roubo de cargas

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, esteve na última segunda-feira dia 19 com o prefeito da cidade de Niterói, Axel Grael, para assinatura de um acordo de cooperação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) no combate ao crime e prevenção à violência. O edital vai atender 163 cidades prioritárias do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), no valor de R$ 30 milhões, para projetos de cultura visando à redução e prevenção da violência. Antes, Flávio Dino esteve no Palácio Guanabara, com o governador Cláudio Castro e assinou acordos na área de segurança pública. Entre eles, o repasse de recursos para a construção de dois presídios no estado. O prefeito de Niterói disse que o acordo vai trazer importantes resultados na área da segurança pública para a cidade. “Hoje assinamos com o ministro duas mensagens que foram encaminhadas à Câmara [de Vereadores] para renovar o programa de prevenção e recuperação de armas apreendidas em situação em que não haja vítima e o outro de recolhimento e compra de armas que sejam entregues à prefeitura. São medidas importantes para que a gente avance na agenda da segurança pública na cidade”, afirmou Axel Grael.A cerimônia também incluiu a ordem de missão para início da operação da Polícia Rodoviária Federal no enfrentamento ao roubo de cargas no estado do Rio de Janeiro, em especial na ponte Rio-Niterói, que liga o Rio de Janeiro às cidades da Região dos Lagos.
Roubos caem pela 10ª semana seguida no Centro de São Paulo
Os casos de roubos recuaram 34% na região da Santa Cecília e dos Campos Elísios, no Centro da Capital, desde a criação do Sistema de Monitorando de Cenas Aberta de Uso de drogas, ferramenta que realiza um diagnóstico semanal da segurança pública na região. Já os índices de furtos registraram uma queda de 17% na última semana com relação a 27 de março a 2 de abril, início do monitoramento semanal. Em números absolutos, o indicador de roubos foi de 190 para 126 registros, e o de furtos, de 311 para 258. “Os resultados positivos, comprovados pelas quedas em ambos os delitos patrimoniais nos dois bairros, são fruto do compromisso da atual gestão em restaurar e devolver o munícipe o centro da capital. Temos intensificado nossas ações e trabalhado diuturnamente para aumentar a segurança da população”, destaca o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite. Com relação ao mesmo período do ano passado, os roubos registraram queda de 5%, sendo a última semana, entre os dias 5 e 11 de junho, a 10ª seguida de recuo deste indicador. Em números absolutos, foram de 133 para 126 ocorrências. Já os furtos tiverem leve crescimento de 236 para 258 ocorrências, com uma elevação de 9%