Homem com mandado de prisão é detido pela ROCAM
Um homem com mandado de prisão por tráfico foi detido em Rio Claro na tarde da última quarta-feira, dia 17, em mais uma ação da ROCAM (Rondas Ostensivas Com Apoio de Motocicletas). A prisão aconteceu no Jardim Panorama, por volta de 15h30. Segundo o registro policial, durante patrulhamento de rotina pela região, os agentes perceberam uma atitude suspeita do homem que, ao ver a equipe, levantou-se da calçada onde estava sentado e tentou fugir. Sua situação ilegal foi confirmada pelos agentes em consulta ao banco de dados oficial e ele foi levado ao Plantão Policial onde ficou à disposição da Justiça.
Combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes em Limeira
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado em 18 de maio, foi tema de uma capacitação na última quarta-feira, dia 17 no Teatro Nair Bello para profissionais da educação e da assistência social. O tema foi “O município de Limeira frente ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes”. É o 23º ano de mobilização em referência à data, instituída por legislação federal. Participaram a vice-prefeita Erika Tank, que representou o prefeito Mario Botion, a presidente do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), Maria Aucélia Damaceno, o presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira, o vereador Elias Barbosa, e os secretários André De Francesco (Educação), Wagner Marchi (Segurança Pública e Defesa Civil) e Sérgio Moreira (Comunicação Social). A iniciativa é do Ceprosom, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Limeira “David Arantes” (Cedeca) e Secretaria de Educação dentro da campanha “Faça Bonito”. Durante o evento, palestraram Camile Benatto Diogo, formada em serviço social, e Rafael Estevão de Souza Batista, formado em direito. O prefeito Mario Botion também salientou a importância da discussão. “O combate ao abuso de crianças e adolescentes é um trabalho permanente realizado pela assistência social do município, por meio do Ceprosom e de outras entidades parceiras”, pontuou o chefe do Executivo.
Prevenção de violência escolar – em Araras, seis escolas contam com “Professor Mediador”
Seis escolas da rede municipal de ensino que tem o Ensino Fundamental II contam com o projeto “Professor Mediador”, que tem o objetivo de intermediar conflitos e auxiliar os alunos pelas quais estejam passando. “A gente trabalha a escuta, incentivando que os estudantes compartilhem seus problemas”, explica Henrique Francisco dos Santos, “professor mediador” na Emef Professor Leonaldo Zornoff, no Jardim Alvorada. Além do atendimento individualizado, o professor também trabalha alguns assuntos em sala de aula. Segundo a diretora da unidade, a prática traz diversos benefícios aos alunos, tanto dentro quanto fora da sala de aula. “Contribui para a vida do aluno, para o convívio deles em sociedade, melhora a autoestima e emocionalmente é muito importante para eles”, afirma Regina Simone Agnelli Müller. O “Professor Mediador” é só uma parte da cultura de paz, trabalhada em toda a rede municipal, desde a Educação Infantil. “O projeto é uma parte de um processo, de toda uma rede de apoio que a escola oferece, com psicólogos e assistentes sociais, por exemplo”, explica a secretária de Educação, Heleine Villas Bôas.