PF deflagra operação contra extração e comércio ilegal de diamantes
A Polícia Federal (PF) cumpriu ontem 42 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e São Paulo, e no Distrito Federal. Também estão sendo cumpridas medidas cautelares com a cooperação policial e jurídica internacionais com Estados Unidos, Bélgica, Inglaterra e Emirados Árabes Unidos.
As ações são parte da Operação Itamarã, para desarticular uma organização criminosa internacional, especializada na exploração, intermediação, comércio e exportação ilegal de pedras preciosas, principalmente diamantes brutos e ouro. O grupo atua em diversos países e movimenta recursos milionários.
“As investigações se iniciaram no segundo semestre de 2020, quando informações recebidas pela Unidade de Inteligência da Polícia Federal, em Piracicaba, apontaram para a existência de uma organização criminosa que atuaria na extração mineral irregular, receptação qualificada e contrabando de pedras preciosas”, informou a PF em nota.
A confirmação da existência dessa organização ocorreu, segundo a PF, quando um dos investigados foi preso ao embarcar no Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino a Dubai, transportando diamantes brutos avaliados em mais de R$ 350 mil e sem a documentação fiscal referente. Em dezembro de 2020, uma carga de barras de ouro com destino aos EUA, da mesma organização, foi interceptada pela Receita Federal, no Aeroporto de Confins, em Minas Gerais. Em outra ocasião, um dos integrantes do grupo foi preso com 40 diamantes brutos ao entrar nos EUA.
Até o momento há provas de que a organização criminosa estendeu sua atuação por mais de dez países. Estão envolvidos fornecedores, clientes e instituições bancárias utilizadas para a engenharia financeira, com movimentação de valores superiores a R$ 30 milhões. Foram identificadas negociações com pessoas na China, Inglaterra, Bélgica, Emirados Árabes, Estados Unidos, Cingapura, França, Canadá, Gana, Namíbia, África do Sul, Espanha, Serra Leoa e Suíça, além da estruturada atuação em território brasileiro em diversos estados.
As investigações apontaram que os criminosos abriam empresas para emitir notas fiscais falsas para enganar os órgãos de fiscalização, além de cooptar empresas legítimas, devidamente regularizadas no Cadastro Nacional de Comércio de Diamantes Brutos (CNCD), para emissão de documentos falsos e viabilização da remessa das pedras ao exterior.
Foragido da Justiça é capturado pela PM no bairro Maria Cristina
Policiais militares da Companhia de Força Tática do 37º Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam na tarde da última terça-feira, dia 25, um criminoso procurado pela Justiça, no município de Rio Claro. Após o Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM) ter informado que na Avenida 14 do bairro Maria Cristina estava um homem foragido da Justiça, a equipe de Força Tática se deslocou para o local e fez a abordagem. Durante a pesquisa ficou constatado que havia um mandado de prisão contra ele. O infrator da lei foi conduzido ao Plantão Policial permanecendo à disposição da Justiça.
Operação conjunta entre Guarda Civil e Polícia Civil rende prisão de dois traficantes em Limeira
Uma operação conjunta entre a GCM (Guarda Civil Municipal de Limeira) e agentes da DISE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) resultou na prisão de um casal em Limeira, por tráfico de drogas. A prisão aconteceu após denúncia e abordagem de um veículo Hyundai HB20 branco, no bairro Inocoop. Durante a revista do veículo os agentes localizaram no assoalho 400 gramas de cocaína. Eles foram autuados em flagrante e ficaram à disposição da Justiça.
Homicídios, estupros, roubos, furtos e lesão corporal aumentaram em SP
O número de casos de homicídios, estupros, roubos, furtos, e lesão corporal aumentou no mês de março, no estado de São Paulo. Os dados, divulgados anteontem, dia 25, são da Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. A quantidade de casos de homicídios dolosos subiu de 241, em março de 2022, para 246, no mês passado, uma elevação de 2%. As tentativas de homicídio também aumentaram, na mesma comparação, de 308 para 346 (+12,3%). Houve alta ainda nos estupros, de 1.214 para 1.383 (+13,9%); nos roubos, de 21.278 para 21.606 (+1,5%); e lesão corporal dolosa, de 11.757 para 13.482 (+14,6%). Também tive elevação, na comparação de março de 2022 e março de 2022, o número de furtos de veículos, que subiu de 8.296 para 8.848 (+6,6%). Os casos de latrocínio ficaram estáveis, em 13, no mês. A Secretaria da Segurança Pública entende que há muito a ser feito. Desde o início do ano, o policiamento no Estado foi reforçado com a Operação Impacto, colocando nas ruas mais 17 mil policiais. Nesses três meses foram presas 47.792 pessoas, representando aumento de 10,6% no mesmo período do ano passado”, disse a pasta, em nota. Todas as informações são da Agência Brasil.