Prefeitura De Cordeirópolis Instala “Botão Do Pânico” Nas Escolas Do Município
A Prefeitura de Cordeirópolis instalou nos últimos dias o sistema de “botão do pânico” para aprimorar a segurança nas escolas do município.A ideia é agilizar o atendimento em casos extremos, onde o nervosismo pode atrapalhar na conduta de qualquer profissional que tente procurar ajuda. No sistema, integrado na Central de Monitoramento, a Guarda Civil Municipal saberá exatamente o local onde precisará se deslocar com urgência. O botão é utilizado há alguns anos em Cordeirópolis, em casos extremos, onde o distanciamento é imposto por decisão judicial. Para cada botão instalado, um sinal é disponibilizado na Central se Monitoramento, o que auxilia no deslocamento imediato e certeiro do fato. No caso das escolas, o “SOS Escola”, como será chamado, será instalado a partir das 7h, em todas as unidades escolares municipais, com imediata integração com os painéis de monitoramento, ou seja, toda a rede estará coberta nas primeiras horas do dia.
Em Piracicaba, na Tribuna Popular da Câmara Municipal, cidadão aborda violência nas escolas
O tema “Violência nas escolas: como resolveremos?” foi abordado pelo munícipe Marco Antonio Rosa Ferreira na última segunda-feira, dia 17, na Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba, durante a 20ª reunião ordinária. Ferreira citou a comoção pública recente com relação aos episódios de violência nas escolas noticiados em várias regiões brasileiras. Para ele, as soluções apresentadas são “imediatas” e vindas de pessoas que têm “boas intenções, mas que talvez não dominem o tema”. “Quando você tem uma solução muito rápida que tira a sua liberdade para te dar segurança, entra-se em uma outra situação grave: pode ficar sem as duas”, declarou. Na sequência, ele apresentou um episódio recente de ameaça e extorsão envolvendo um estudante no município. Para Ferreira, o professor é a principal referência no assunto, porém, às vezes não consegue encaminhar os casos. Sua declaração foi endossada pelo vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira.
Radares já estão operando em São Carlos desde a última terça-feira
Rio-clarenses que estudam, trabalham ou visitam a cidade de São Carlos por qualquer motivo têm que prestar atenção. A cidade voltou a ter dispositivos de medição de velocidade em operação no perímetro urbano do município. São dez pontos com radares e três com equipamentos de fiscalização não metrológicos (capazes também de identificar avanço de sinal e de faixa de pedestre), tendo como objetivo a redução do número de acidentes e promover a educação no trânsito a todos os condutores. Os equipamentos foram postos pela empresa Talentech – Tecnologia de São Paulo/SP, vencedora da licitação por um prazo de cinco anos, e posteriormente ligados à rede de energia elétrica pela CPFL e aferidos pelo Inmetro. Desde a última semana, as vias com aparelhos instalados já estão sinalizadas também com faixas e outdoors. Vale lembrar que desde a última terça-feira, todos os radares e aparelhos de fiscalização não metrológicos operam normalmente e, inclusive, aplicando as infrações cometidas pelos condutores. Para saber exatamente onde foram instalados, basta consultar esse link: http://www.saocarlos.sp.gov.br/index.php/noticias-2023/176755-atencao-radares-comecam-a-operar-em-sao-carlos-nesta-terca-feira.html