Mulher é morta dentro de apartamento em Piracicaba
Em Piracicaba, uma jovem de 22 anos foi morta na madrugada desta sexta-feira (31), dentro de um apartamento. O suspeito, de 44 anos, fugiu do local antes da chegada da polícia. Segundo registro policial, o caso aconteceu no bairro Vida Nova 2, dentro de um condomínio. Um jovem de 22 anos, sobrinho do suspeito, morava no apartamento e relatou que estava dentro do quarto quando o tio chegou acompanhado da vítima. Os dois se trancaram em outro quarto e começaram a discutir, segundo relato dele. Ainda conforme o depoimento do rapaz, a mulher começou a gritar por socorro. Ele, então, ligou para a mãe, que mora no mesmo condomínio, mas em outro bloco. O jovem relata ter ouvido quando o tio saiu do apartamento. Ele então sai do quarto e encontra a mulher caída no outro dormitório, e aciona a Polícia Militar. A vítima já estava morta quando as equipes chegaram. A mulher era Atila Jorge de Freitas. No apartamento moravam o suspeito do crime, o jovem de 22 anos e a mãe do suspeito, avó do jovem. A avó, no entanto, não estava no local no momento do crime. A relação entre suspeito e vítima não foi revelada, mas o caso foi registrado como feminicídio consumado e vai ser investigado pela Polícia Civil. A causa da morte, segundo a perícia, foi esganadura. É o terceiro feminicídio registrado na cidade em 2023. Em 2022, durante todo ano, foram dois casos do tipo.
Defesa Civil do Estado de SP prorroga Operação Chuvas de Verão
A Defesa Civil do Estado prorrogou até o dia 15 de abril o fim da Operação Chuvas de Verão 2022/2023, para os 177 municípios que fazem parte do PPDC (Plano Preventivo de Defesa Civil), por causa da previsão de uma frente fria na primeira quinzena do mês, que pode acarretar fortes chuvas em todas as regiões. A operação teve início em 1º de dezembro de 2022 e terminaria nesta sexta-feira (31). A decisão foi tomada em conjunto com todos os coordenadores e diretores das Defesas Civis estaduais e regionais, IPA (Instituto de Pesquisa Ambiental) e IPT (Instituto de Pesquisa Tecnológica). “Ao ouvir todos os membros do Comitê, decidimos pela continuidade por mais 15 dias, pois entendemos que é importante termos a plena condição de darmos pronta resposta aos municípios diante de alguma ocorrência em virtude das chuvas”, explicou o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Coronel PM Henguel Ricardo Pereira. Durante a operação foram registradas 400 ocorrências, que resultaram em 98 mortes, cinco pessoas desaparecidas, 58 feridas, 20025 desalojados e 3410 desabrigados.
PM fiscaliza mais de 3,6 mil motos em operação para coibir roubos e furtos
O Governo de São Paulo deflagrou a operação “Hércules” de combate a furtos e roubos de motos. Ao todo, foram fiscalizadas 3.673 motos. Em sete pontos de bloqueio nas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, nas regiões Leste e Norte da capital, foram apreendidas 443 motocicletas.Os locais de atuação foram definidos de forma estratégica, tendo em vista a incidência de acidentes nessas vias, que estão entre as que mais registram índices de roubo e furto de veículos e de mortes decorrentes de acidentes de trânsito. A ação contou com a participação de 143 policiais militares, 75 viaturas e aconteceu entre às 6h e 12h. No período foram aplicadas 754 autos de infração de trânsito.O objetivo da Megaoperação foi intensificar a fiscalização dos veículos e dos seus ocupantes, a fim de coibir os crimes contra o patrimônio com o uso de motocicletas. A operação também visou o cumprimento das normas relacionadas à segurança viária para a preservação da vida no trânsito, bem como o aumento da percepção de segurança dos usuários que trafegam pelas vias alvos da operação.