Em 10 dias, PF prende quatro pessoas que tentavam embarcar com drogas no Aeroporto de Viracopos
A Polícia Federal prendeu, entre o último dia 6 de março e esta quinta-feira (16), quatro pessoas, sendo três mulheres e um homem, que tentavam embarcar com drogas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas. Segundo a PF, ao todo, os detidos carregavam 6,6 kg de cocaína e 12 kg de maconha. Eles tinham como destino outros lugares dentro do Brasil e Lisboa, Portugal. Dois dos detidos foram encaminhados à Justiça Federal por crime de tráfico internacional de drogas, enquanto os outros dois foram levados à Justiça Estadual em Campinas pelo crime de tráfico de drogas em território nacional. As prisões e apreensões ocorreram no âmbito da Operação Sentinela, em uma ação conjunta da Polícia Federal, Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) e Receita Federal.
Polícia Civil investiga caso de recém-nascida abandonada em canavial em Piracicaba
Em Piracicaba, a Polícia Civil investiga o caso de abandono de uma recém-nascida em um canavial. A bebê foi encontrada por moradores nesta quarta-feira (15) e está internada em um hospital. Após as denúncias dos moradores, policiais militares encontraram a menina em uma região de canavial próximo à Estrada Duzentos Réis, no Pau Queimado, e a encaminharam para atendimento de urgência. O caso foi registrado na Polícia Civil como abandono de incapaz e os investigadores vão ouvir os moradores que encontraram a bebê como testemunhas. A intenção é identificar os responsáveis pelo abandono e os familiares da criança. Policiais Militares chegaram a fazer buscas na região nesta quarta, mas não foram encontradas evidências de quem poderia ter abandonado a criança. Até esta publicação ninguém tinha sido identificado. O Conselho Tutelar também acompanha o caso e vai ficar com a guarda provisória da bebê. A Prefeitura de Piracicaba em nota informou que a criança foi levada primeiro para a Unidade de Pronto Atendimento Vila Cristina, e que ela ainda tinha o cordão umbilical.Na unidade, a bebê foi acolhida por uma equipe – formada pelo médico João Carlos Franco, pelas enfermeiras Helena França Luciana Furlani, Valéria de Almeida Ferreira e da técnica de enfermagem Isamara Alves – que a higienizou, fornece oxigênio e realizou exames. De acordo com a administração, na noite de quarta a menina já não precisava mais de ventilação mecânica e tinha quadro de saúde estável. Apesar disso, ela foi transferida para a Santa Casa, onde está internada.
Trabalho escravo: PF cumpre sete mandados de busca e apreensão
Em nova operação para aprofundar as investigações e coletar elementos de prova sobre a investigação que resgatou 207 vítimas submetidas à condição análoga à de escravo na Serra Gaúcha, a Polícia Federal esteve nas ruas, na manhã de ontem, com a Operação Descaro. Na ação, os policiais federais cumpriram sete mandados de busca e apreensão: seis deles nas cidades de Bento Gonçalves e um em Garibaldi. Até o fechamento desta reportagem, foram identificadas seis pessoas envolvidas, que são alvos das medidas judiciais executadas na manhã de hoje e, possivelmente, integram uma organização criminosa voltada à prática do crime de submissão ao trabalho escravo. As investigações revelaram que os trabalhadores eram recrutados em outros estados, principalmente na Bahia, por uma empresa prestadora de serviços de apoio administrativo. Os relatos indicam que as vítimas resgatadas estavam sem receber salários, contraiam dívidas com juros abusivos e tinham a sua liberdade de locomoção restringida, além de sofrerem agressões físicas.
Foto: Divulgação