PM prende autor de violência doméstica em Ipeúna
Na terça-feira (29), policiais militares da 1ª Companhia do Trigésimo Sétimo Batalhão de Polícia Militar do Interior prenderam um agressor de violência doméstica no município de Ipeúna. Equipe policial, após solicitação do COPOM para atendimento de ocorrência de violência doméstica, deslocou-se até o bairro Vila Aparecida onde tiveram êxito na abordagem do agressor que confessou as agressões. A vítima foi agredida com socos na face apresentando várias lesões e conduzida ao Pronto Socorro local para atendimento médico. No Plantão Policial o agressor teve sua prisão ratificada permanecendo à disposição da Justiça.
Grávida é esfaqueada pelo ex-companheiro na região de Rio Claro
Uma mulher grávida de seis meses foi esfaqueada pelo ex-companheiro em Conchal. A tentativa de feminicídio aconteceu na noite de terça-feira (29). O autor do crime foi preso. Segundo a polícia, a vítima foi levada por familiares para o pronto-socorro. A mulher foi atingida por uma facada profunda nas costas e outra no braço direito. O estado dela é estável, segundo o delegado que acompanha o caso. O fato aconteceu na Rua Mato Grosso por volta das 21h30. A Polícia Militar foi chamada para atender a ocorrência de violência doméstica e, ao chegar ao local, encontrou o autor do crime detido na calçada, com algumas lesões causadas por populares. A gestante já havia sido socorrida. O Samu socorreu o agressor que, após ser medicado, foi encaminhado ao Plantão Policial de Araras e preso em flagrante pelo crime de feminicídio tentado. De acordo com o delegado, o casal vivia separado, porém o homem mantinha uma boa relação com a vítima e a família dela.
Na noite de terça, o homem teria chegado embriagado à casa da vítima e pedido para dormir no local. A mulher permitiu, mas deixou claro que não dormiriam juntos. A vítima disse ao ex que precisava descansar e foi para o quarto, momento em que ele partiu para cima dela e a golpeou duas vezes com a faca. Segundo o delegado, a vítima passou por atendimento médico e aparentemente não teve problemas com a gestação.
Promotoria denuncia por racismo funcionários de mercado situado em Limeira
Dois homens que praticaram discriminação e preconceito de raça contra o cliente de um supermercado em Limeira foram denunciados nesta terça-feira (29) pela Promotoria de Justiça local. No dia 6 de agosto de 2021, um funcionário do estabelecimento e um segurança terceirizado abordaram um homem negro questionando se ele tinha escondido produtos sob as roupas. De acordo com a promotora de Justiça Florenci Cassab Milani, os denunciados agiram sem que qualquer acompanhamento prévio tivesse sido feito pelo setor de vigilância com câmeras, eventualmente indicando a real possibilidade da prática de conduta ilícita pelo consumidor. Ainda assim, a vítima foi seguida, abordada e indevidamente revistada. Abalado com o ocorrido, o homem entrou em desespero, tirando todas as vestes e ficando apenas de roupa íntima, em situação vexatória e humilhante presenciada por outros clientes. Para Florenci, os funcionários apresentaram conduta que vai contra as orientações recebidas em cursos de formação. “Tal atuação dos denunciados, contrária aos cursos e orientações da empregadora, somente ocorreu porque os seguranças/denunciados entenderam que poderiam assim proceder deliberadamente com um homem negro, de aparência humilde, andando sozinho no interior do estabelecimento, evidenciando o mais clássico racismo estrutural”, diz a denúncia.