Guarda Civil recupera Kombi furtada
Na noite de sábado, dia 26, por volta das 21:15 h, a viatura 006 da Guarda Civil, foi acionada a comparecer na Rua 21 x Av. 40 e Av. Saburo Akamine, no Jardim Wenzel, nas proximidades da Antiga Cerâmica Wenzel, onde segundo denúncia de populares, avistaram uma Kombi branca adentrando ao terreno. Pelo local, os Guardas depararam com uma Kombi branca, ano 1990, do município de Rio Claro, a qual havia sido roubada na mesma data, por meliantes que simularam contratar um serviço de carreto para poder roubar o veículo. Os meliantes subtraíram do proprietário da Kombi sua carteira com documentos pessoais, além de um aparelho. O veículo estava sem a bateria e foi apresentado no Plantão Policial, onde foi registrado BO/PC de Localização e Entrega de Veículo. A Kombi foi devolvida ao seu proprietário.
Cães em situação de maus-tratos são encontrados no bairro Boa Morte
Na tarde de domingo, dia 27, por volta das 13:00 h, a viatura 004 da Guarda Civil, Equipe Alpha, prestou apoio a Polícia Militar pela Rua 11, no Bairro Boa Morte, onde um indivíduo ateou fogo em sua própria residência, na qual residia também 7 cães e 15 gatos, colocando os animais em risco de morte. Após controlado o fogo pelas equipes, foi acionado o apoio do Departamento de Proteção Animal (DPA), onde compareceu uma Médica Veterinária e constatou a situação de maus-tratos dos animais que viviam em um local totalmente insalubre sem água e nenhum tipo de alimento. Os cães foram resgatados e levados ao Canil Municipal para serem cuidados, já os gatos ficaram na responsabilidade da irmã do proprietário da residência, a qual se comprometeu em cuidar dos animais, tendo em vista que os mesmos são ariscos o que dificulta a captura. O DPA vai acompanhar o caso. A Polícia Militar apresentou o indivíduo no Plantão Policial, onde prestou declarações.
Operação Petróleo Real fiscaliza postos de combustíveis em SC
A Operação Petróleo Real vai fiscalizar 60 postos de combustíveis em 15 cidades de Santa Catarina, incluindo a capital Florianópolis, nesta terça-feira (29). A ação conta a participação de órgãos de fiscalização federais e estaduais e se estende até quinta-feira (1º).
A coordenação é do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio das secretarias de Operações Integradas (Seopi) e Nacional do Consumidor (Senacon), e visa coibir práticas ilícitas na comercialização de combustíveis pelos distribuidores e revendedores varejistas.
As equipes vão observar, principalmente, a qualidade dos combustíveis, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, além de possível formação de cartéis.
A primeira etapa da Petróleo Real deste foi realizada no Distrito Federal, em agosto deste ano, quando foram fiscalizados 93 postos de combustíveis, que resultaram em 136 autuações. A segunda etapa da operação ocorreu no Rio de Janeiro com a fiscalização de 109 postos e 18 autuações. A terceira, no Rio Grande do Norte, de 8 a 10 de novembro, foram 60 postos fiscalizados em Natal e região metropolitana, com 68 autuações.
O ministério criou, inclusive, um canal para o consumidor denunciar o estabelecimento que não estiver cumprindo o Decreto nº 111.121/2022, que determina a obrigatoriedade de divulgação dos preços dos combustíveis cobrados em 22 de junho deste ano para efeito de comparação com o valor atual.
Desde a criação do o canal, em 11 de julho, foram contabilizadas 1.932 denúncias. Os estados com mais reclamações são Acre (482) e São Paulo (223). O formulário eletrônico para denúncias segue aberto.
Foto: Divulgação