PF deflagra operação para desarticular organização dedicada ao mercado clandestino de vinhos
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de ontem, a Operação Houdini, para desarticular organização criminosa responsável por esquema milionário de descaminho de vinhos de origem argentina.
Na ação, mais de 100 policiais federais executam 8 mandados de prisão preventiva e 28 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia. Também são executadas ordens judiciais para o bloqueio de veículos, bens imóveis e contas bancárias. A operação contou com o apoio da Receita Federal do Brasil e da Polícia Militar do estado da Bahia.
A investigação teve início em 2022, a partir da apreensão de uma carga de vinhos oriundos da Argentina, no município gaúcho de Horizontina, internalizados no Brasil sem a devida documentação legal.
Com o aprofundamento das investigações, a Polícia Federal mapeou os principais integrantes da organização criminosa e identificou que, de dezembro de 2020 a abril de 2022, o grupo movimentou mais de R$ 100 milhões.
A carga ilegal ingressava no Brasil pela fronteira noroeste do Rio Grande do Sul, em embarcações que utilizavam portos clandestinos na margem brasileira do Rio Uruguai para descarregar a mercadoria. Posteriormente, o vinho era transportado para os estados de São Paulo e Bahia para ser comercializado. Durante as investigações, foram realizadas oito apreensões vinculadas à organização criminosa, que totalizaram mais de 17 mil garrafas de vinho.
Será realizada entrevista coletiva às 10h30 desta quarta-feira (09/11), na Delegacia de Polícia Federal em Santo Ângelo (Av. São João, 555).
O nome da operação: Harry Houdini foi um dos mais famosos escapologistas da história, devido as suas habilidades de escapar de algemas, correntes, celas e prisões. Da mesma forma, os membros da organização criminosa buscavam escapar das ações fiscalizatórias das autoridades policiais para promover a entrada ilegal de milhares de garrafas de vinhos argentinos.
Guarda prende em flagrante suspeito de descumprir medida protetiva em Piracicaba
A Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, prendeu um suspeito de descumprir uma medida protetiva, na madrugada desta quarta-feira (9), em Piracicaba.
O caso ocorreu no bairro Jaraguá. Quando a equipe chegou ao local, foi recepcionada pela vítima, que disse ter medida protetiva contra o companheiro.
Ela relatou que havia solicitado a medida há um ano, mas que depois disso voltaram a morar juntos, até que houve um desentendimento entre os dois e ela solicitou que ele saísse da casa, há três dias.
A vítima ainda relatou que ele a ameaçou de morte, disse que queria se matar e que gostaria de ficar com o filho.
Ambos foram conduzidos ao Plantão Policial de Piracicaba e o homem ficou preso em flagrante por descumprimento de medida.
PM detém adolescentes por furto e receptação de moto em Limeira
A Polícia Militar deteve três adolescentes por furto e receptação de moto, na Chácara Antonieta, durante a noite desta terça-feira (8). Uma equipe da corporação procurou o plantão policial para relatar que os policiais foram abordados por um homem, de 32 anos, que teve a moto furtada. A vítima conseguiu apontar o local onde o veículo estaria pelo sistema de rastreamento. No local apontado pelo GPS, os policiais encontraram uma mulher, de 37 anos, que disse desconhecer a situação, mas permitiu que os policiais fizessem uma vistoria e acabaram encontrando o veículo.
Durante a presença dos policiais, um dos adolescentes, filho da mulher, chegou ao local acompanhado de dois amigos e foi questionado. Ele confessou que foi procurado pelos dois comparsas e permitiu que a moto fosse deixada ali. Ambos foram levados à presença da autoridade policial que os ouviu e os liberou para os responsáveis. A moto, uma XRE 300, com placas de Limeira, foi entregue ao dono.
Foto: Divulgação