Defesa Civil de Limeira apresenta plano de contingência a escolas estaduais
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil apresentou, um Plano de Contingência Escolar a 50 coordenadores de escolas estaduais de Limeira. A exposição aconteceu na sede da Diretoria Regional de Ensino. O objetivo foi preparar o corpo docente para a evacuação com segurança em eventual incidente, como incêndio, desmoronamento ou outras ocorrências.
Diretor da Defesa Civil, Anderson Martins explicou que o intuito da apresentação foi o de garantir a segurança de crianças e adolescentes no espaço escolar. “Os profissionais da educação tiraram dúvidas de possíveis ocorrências e um simulado foi realizado. Nosso objetivo foi diminuir também a probabilidade de acidentes e limitar as suas consequências”, destacou Martins.
De acordo com o diretor, a equipe da Defesa Civil, composta pela engenheira Regina Helena Vieira Barbato, o agente Leonardo Lange e o coordenador Vinícius Martins Moreira ministraram ontem uma palestra da mesma natureza em Rio Claro. “Essa iniciativa também se estenderá às escolas da rede municipal de ensino”, observou Martins.
Após roubo em residência, GCM detém três suspeitos em Limeira
Dois indivíduos armados invadiram a residência de uma família no bairro Jardim Santo André em Limeira, na manhã de ontem (30). Os suspeitos reviraram toda a residência à procura de algo, os indivíduos levaram uma TV, Notebook, objetos, R$ 3.000,00 em dinheiro e um veículo da família, amarraram a esposa e a vítima com um cabo de carregador de celular. A GCM esteve no local e colheu as informações, cerca de meia hora, o veículo da vítima foi localizado no bairro Jardim Vanessa, um Pálio Weekend que acompanhou o veículo da vítima também foi localizado abandonado, informações do setor de inteligência da GCM foi identificado um terceiro veículo que teria ajudado os marginais a fugirem do local onde abandonaram o carro da família. O terceiro veículo, um Ford Focus branco foi abordado na entrada do Bairro Abílio Pedro com dois indivíduos, ambos alegaram que o carro era de outra pessoa e não teria envolvimento com o crime, um terceiro indivíduo também detido pela GCM assumiu que usou o Focus para levar os marginais para o bairro Abilio Pedro, porém não disse o local onde os deixaram.
Comissão é criada para erradicação do trabalho infantil em Distrito de Piracicaba
Com o objetivo de discutir questões de vulnerabilidade e risco social de crianças e adolescentes e buscar estratégias de articulação para a oferta de políticas públicas, serviços e projetos descentralizados para o bairro rural de Anhumas, a Competi (Comissão Municipal Permanente do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) se reuniu na Escola Estadual Felipe Cardoso, com representantes das Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Agricultura (Sema), Trânsito e Transportes (Semuttran) e Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Diretoria de Ensino, Conselho Tutelar e Instituto Formar. Ao todo, 33 pessoas participaram da ação.
Na oportunidade, a equipe escolar do bairro, representada pelo professor Maycon dos Reis, apresentou demandas sobre a oferta de serviços, programas e projetos voltados a crianças, adolescentes e jovens da comunidade, acesso ao bairro, entre outros.
Marcos Hister, membro da Competi e técnico do Cerest, sugeriu disponibilizar um psicólogo do Cerest para atuar na escola, “com atendimento aos funcionários para que eles saibam como lidar com as demandas dos estudantes”, disse.
“Estamos articulando também, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA, uma linha de ação no próximo edital de projetos temáticos, que contemplem ações complementares de políticas públicas descentralizadas nos territórios rurais, como por exemplo, Anhumas, no qual foram apresentadas demandas relacionadas à prevenção de violações de direitos, dentre elas, o trabalho infantil”, comentou Rosimeire Bueno Jorge, membro da Competi e coordenadora de Educação Permanente da Smads.