Após furto frustrado, indivíduo ameaça se jogar do alto de barracão
A ocorrência foi registrada na noite de sábado (3), por volta das 18h15, quando Vigilantes Patrimoniais do município perceberam a ação do indivíduo, impediram o furto e acionaram a Guarda Civil para comparecer na Av. 50, no Jardim Portugal, onde existe um barracão locado pela prefeitura, o qual é utilizado pela Secretaria Municipal de Educação. Segundo a Vigilante Patrimonial, que havia assumido o serviço no local, informou que avistou um indivíduo em cima do muro, e tão logo acionou o apoio da Guarda Civil. Os Guardas que lá compareceram avistaram o indivíduo já pelo telhado do barracão, e com o apoio das demais viaturas da GCM e também da Polícia Militar, foi realizado um cerco para evitar a fuga do mesmo. O indivíduo ao perceber que estava cercado, ameaçou por várias vezes se jogar do alto do telhado, e tentar contra a sua própria vida. Os Guardas então iniciaram um diálogo, inclusive com o apoio do Corpo de Bombeiros, afim de acalmar o indivíduo e convencê-lo a se entregar, o qual se mostrava irredutível, sendo que após cerca de duas horas de diálogo, o indivíduo que havia solicitado a presença de seus familiares decidiu descer do telhado e se entregar, quando a sua esposa chegou pelo local. O indivíduo de 30 anos de idade, passou por busca pessoal, onde foi encontrado em sua posse, uma chave de um veículo Corsa, o qual informou onde estava estacionado. Indagado pelo Guardas a respeito do fato, o indivíduo relatou que pulou o muro do barracão porque estava sendo perseguido por integrantes de uma facção. Os Guardas fizeram uma vistoria pelo barracão e constataram que haviam telhas quebradas, bem como a antena da TV, pela guarita notaram que fios de energia haviam sido cortados, assim como a lâmpada com o bocal foram arrancados, porém deixados no local. A Vigilante Patrimonial afirmou aos Guardas que o local em data anterior estava em ordem sem nenhum dano. Diante da situação, o indivíduo foi conduzido ao Plantão Policial, juntamente com seu veículo, onde a autoridade registrou o BO/PC de natureza Furto/Apreensão de Veículo, sendo que o indivíduo prestou declarações, foi liberado, e responderá inquérito policial pelo fato, e seu veículo ficou apreendido.
GAM fiscaliza e recolhe motocicletas com ruído acima do limite permitido por lei
Na tarde de domingo (4), por volta das 17 horas o ( GAM ), Grupo de Apoio com Motocicletas da Guarda Civil, em patrulhamento pela Estrada do Sobrado x Rua M-5, no Jardim Hipódromo, abordou duas motocicletas que apresentavam nível de ruído acima do limite permitido por lei. A motocicleta Honda CBX 250 Twister de cor preta, após aferição do aparelho decibelímetro, acusou 108,1 decibéis, enquanto a motocicleta CG 150 Fan de cor amarela acusou 103,9 decibéis. Conforme a Lei Municipal nº 5468/2021, o limite permitido é de até 99 decibéis. Diante do fato as motos foram recolhidas e seus condutores notificados em 300 UFMRC cada um, o equivalente a R$ 1.195,56 que estarão sujeitos a pagar. Para os proprietários das motocicletas regularizarem a situação, deverão além de pagar o valor estipulado, estes também terão que regularizar o escapamento para um modelo que os ruídos não excedam o limite de 99 decibéis.
Operação para fiscalizar caminhões é realizada em Limeira
Uma operação denominada “Na Medida Certa” em conjunto com o Departamento de Trânsito, Guarda Civil Municipal, Canil, Polícia Militar e secretarias de fiscalização da Prefeitura Municipal de Limeira tem como objetivo fiscalizar a altura excedente dos caminhões que transitam na cidade e danificam fiação elétrica das vias. Durante os trabalhos, um caminhão com placas da cidade de São José do Rio Preto-SP, carregado com móveis, foi parado e fiscalizado. A abordagem ocorreu na manhã dessa segunda-feira (5) no Anel Viário próximo do bairro Anavec. A cadela farejadora Safira do canil (GCM), farejou ao redor do caminhão e identificou em um ponto do veículo um odor de drogas, outro cão, Bono, também farejador, foi chamado e também farejou droga no mesmo ponto da cadela Safira. O motorista disse que deixou o caminhão na empresa para carregar e somente hoje saiu para fazer as entregas na região. O caminhão foi conduzido até um local da Prefeitura e com auxílio de agentes da Polícia Civil (DISE), descarregaram os móveis e submeteram a vistoria novamente com os cães. Os farejadores indicaram que o odor vinha de uma peça de granito. Informações dos GCMs do canil Ragonha, Carlos Silva, Dos Santos e Marcos, possivelmente esse material poderia ter sido transportado junto com drogas ou também ser manuseado por algum carregador que supostamente tenha consumido drogas ao carregar o caminhão. A carga foi novamente reposta e o motorista foi liberado.