Ipem-SP verifica radar em Rio Claro
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo proteger o consumidor realizou verificação metrológica na quinta-feira (1), no radar instalado na rodovia SP 310, km 181, sentido Norte, em Rio Claro, cidade localizada a 173km da capital. O instrumento foi aprovado. Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo. A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento. Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento. Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo Ipem-SP. A ação foi realizada pela equipe de fiscalização da regional do instituto em São Carlos.
O radar, expressão em inglês radio detection and rangig, é um aparelho que localiza objetos a longa distância utilizando ondas eletromagnéticas. Possui antena emissora/receptora de ondas de rádio que se propagam até atingirem o alvo, retornando ao radar. A diferença de tempo de ida e de volta da onda determina a distância ou a velocidade do objeto. Portanto, nem todos os medidores de velocidade que chamamos de “radar” são radares de fato.
Vale lembrar que para as multas emitidas em função dessas medições serem legítimas, o medidor de velocidade precisa ter sido verificado e aprovado pelo Ipem-SP, e estar dentro do prazo de validade. Para saber se o medidor de velocidade está dentro da validade, acesse o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (PSIE). Acesse https://tinyurl.com/yas4uvds
GCM prende homem por tráfico no Vila Sônia em Piracicaba
A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), da Guarda Civil de Piracicaba, prendeu na manhã de ontem, (1), um homem por tráfico de drogas após flagrá-lo dispensando sacola com diferentes tipos de entorpecentes nas proximidades da Escola Municipal Professora Josepha Fernandes Rotta. A ocorrência começou quando, durante patrulhamento preventivo na área, a equipe da Romu 08, formada pelos GCs Willian, Miranda e Macedo, avistou um indivíduo parado ao lado da escola com um saco plástico nas mãos. Ao notar a presença da Romu, jogou no chão a sacola e saiu correndo. Na sacola havia diversas porções de entorpecentes: 136 porções de crack, 48 eppendorfs de cocaína, 24 porções de maconha e três flaconetes de lança-perfume.A equipe então foi atrás do homem e conseguiu detê-lo. Ele relatou que um outro homem desconhecido tinha pedido para que ele ficasse com as drogas até seu retorno e que não havia conseguido vender nenhuma porção por não ter tido tempo hábil. O homem e as drogas foram levados à Unidade de Polícia Judiciária e o indivíduo ficou à disposição da Justiça.
Foto: Divulgação