Guardas Civis de Rio Claro recebem palestra sobre fiscalização de postura
Os Fiscais Gerson Mendonça e Maurício Monteiro da Secretaria Municipal de Planejamento e Habitação, do Departamento de Fiscalização de Posturas estiveram na tarde de quarta-feira (10), na Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil ministrando uma Palestra aos Guardas Civis sobre fiscalização de postura, onde um fiscal é, após empossado, detentor do poder de polícia e de fé pública e, entre as atividades que fiscaliza estão as relacionadas, por exemplo, à limpeza e salubridade dos espaços públicos; despejo de entulhos nas vias; regulamentação de vendas de produtos por ambulantes; limpeza de terrenos públicos e particulares, horário de funcionamento do comércio em expediente normal e em datas especiais, autorizando ou não a realização de eventos temporários, como shows, parques e feiras, e tem como objetivo capacitar os participantes no planejamento e execução de rotina de inspeção para fiscalização de posturas no município, buscando a sinergia intersetorial, uniformidade e eficácia do processo.
Veículo furtado em São Carlos é localizado no Distrito Industrial de Rio Claro
A equipe da viatura 4.9900 do Grupo de Apoio com Motocicletas da Guarda Civil (GAM), após tomar conhecimento de que pela Av. Suplast, no Distrito Industrial havia um veículo abandonado desde o final de semana, e que poderia ser produto de furto ou roubo, seguiu para averiguação ao veículo Kia Soul, da cor preta, ano 2011, do município de São Carlos. Realizada pesquisa do emplacamento, porém ainda não constava queixa crime do delito. Foi acionado o serviço de guincho, e no momento da remoção a proprietária do veículo compareceu ao local, informando que notou a falta do veículo somente na data, mas acredita que desde o dia 6 ele possa ter sido furtado em frente do seu endereço pelo município de São Carlos. O veículo foi apresentado no Plantão Policial, onde foi registrado o boletim de ocorrência de natureza Furto/Localização/Apreensão de veículo. Ocorrência registrada na noite de quarta-feira (10).
Prefeitura divulga estatística de segurança do primeiro semestre em Cordeirópolis
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Segurança, divulga os dados estatísticos do Departamento da Polícia Civil e Polícia Militar e Superintendência do Estado de São Paulo, referente às ocorrências registradas em Cordeirópolis no primeiro semestre de 2022.
Os profissionais de segurança atenderam, de janeiro a junho, 391 ocorrências, entre abordagens e averiguações de suspeitos e rondas pelos bairros da cidade.
Os registros marcam ainda 101 furtos e 16 roubos, sendo 55 prisões efetuadas, 36 pessoas presas em flagrante e outras 19 por mandado. Neste mesmo período ocorreram oito roubos de carga e seis veículos, além da apreensão de quatro armas de fogo. Os dados também apontam que 67 veículos foram recuperados e 142 inquéritos policiais foram instaurados.
“O balanço integra os registros de Estatística Semestral através da colaboração de diversos órgãos de Segurança”, explicou o secretário da pasta, Dalton Cais. “Esses números mostram o quanto os Policiais Civis, Militares e a Guarda Municipal de Cordeirópolis têm se empenhado em favor da população e também o quanto os investimentos feitos pela administração em segurança pública potencializam as ações”.
O prefeito, Adinan Ortolan, reforçou: “Nossos órgãos de segurança trabalham fortemente e diuturnamente na prevenção, realizam diversas ações na cidade, como bloqueios e fiscalizações. Trabalhamos também em eventos e, principalmente, no acolhimento e amparo às pessoas que necessitam do trabalho dos Policiais. Seja por meio das viaturas de patrulhamento, GCM, Patrulha Maria da Penha na segurança às mulheres vítimas de violência, com medidas protetivas e as nossas rondas. Por fim, agradeço o empenho da Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil que muito têm feito por nossa cidade”.
Foto: Divulgação