O município de Rio Claro realizou no final de semana sua 15ª Conferência Municipal de Saúde, organizada pelo Conselho Municipal de Saúde e Fundação Municipal de Saúde.
Mais de 1.000 pessoas participaram das 40 pré-conferências no mês de janeiro e mais de 250 propostas foram encaminhadas para o relatório final, após análise dos 152 delegados que participaram dos trabalhos. “A conferência de saúde é um marco na participação do controle social do SUS”, destacou Américo Valdanha Netto, presidente do Conselho Municipal de Saúde.
“É uma alegria estar com vocês e verificar que a comunidade rio-clarense participou amplamente dessas discussões”, afirmou o prefeito Gustavo na abertura do evento, sexta-feira (3) à noite. “Isso nos entusiasma a fazer ainda mais pela saúde de Rio Claro”, ressaltou o prefeito, que citou o início da construção do Hospital Público Municipal e outras obras e serviços realizados na atual gestão municipal.
No sábado, a conferência teve a palestra da médica da Unicamp Rosana Onoko, que fez uma abordagem sobre a situação do SUS, com base em documento do Conselho Nacional de Saúde.
Rio Claro terá 20 delegados na fase regional, sendo 10 usuários do SUS, 5 profissionais e 5 gestores. Na plenária final também foram aprovadas duas propostas por eixo e duas moções, sendo uma de homenagem aos profissionais de saúde que trabalharam na pandemia de Covid e outra em defesa da luta antimanicomial.
Foto: Divulgação