A Aeronáutica publicou um novo edital de concurso público para ingresso no curso de formação de sargentos, a ser realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá/SP, com início no segundo semestre de 2019. Ao todo, serão preenchidas 279 vagas, de ambos os sexos, para atuação em âmbito nacional.
Para o posto de aeronavegante são oferecidas 22 vagas, sendo 14 na especialidade de comunicações e oito para foto inteligência. Já a função de controle de tráfego aéreo conta com 128 oportunidades.
O cargo de não-aeronavegantes dispõe de 129 vagas distribuídas entre as especialidades de eletricidade e instrumentos (18), estrutura e pintura (8), meteorologia (8), suprimento (12), informações aeronáuticas (8), bombeiro (18), cartografia (6), desenho (5), eletromecânica (10), metalurgia (6) e guarda e segurança (30). O último posto é destinado somente aos candidatos do sexo masculino.
Interessados devem possuir diploma de conclusão de curso de ensino médio e idade entre 17 e 25 anos até a data de 31 de dezembro de 2019. Os concluintes do curso serão nomeados ao posto de terceiro-sargento e receberão a remuneração inicial de R$ 3.825.
As inscrições serão recebidas no período das 10h do dia 12 de agosto às 15h de 10 de setembro. A ficha cadastral estará disponível nas páginas eletrônicas do Comando da Aeronáutica (www.fab.mil.br/eear) e da Escola de Especialistas de Aeronáutica (http://ingresso.eear.aer.mil.br).
Será cobrada uma taxa de participação do concurso as Aeronáutica, no valor de R$ 60, e o seu pagamento deverá ser efetuado até a data limite de 17 de setembro, observado o horário de funcionamento da rede bancária.
A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova escrita, de caráter classificatório e eliminatório. Ela será composta por questões de múltipla escolha que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática e física.
A avaliação será aplicada no dia 25 de novembro nas cidades de Belém/PA, Recife/PE, Fortaleza/CE, Natal/RN, Rio De Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG, São Paulo/SP, São José Dos Campos/SP, Campo Grande/MS, Canoas/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO e Boa Vista/RR.
O concurso da Aeronáutica ainda será constituído das seguintes fases, todas eliminatórias: inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; teste de avaliação do condicionamento físico; procedimento de heteroidentificação complementar; e validação documental.