O projeto Trem InterCidades (TIC), que pretende implantar uma rede de trens de passageiros entre São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Vale do Paraíba, São Paulo-Santos e São Paulo-Americana, foi confirmado ao Centenário pela assessoria de imprensa do governo estadual como uma das prioridades do governo João Doria (PDB).
De acordo com a assessoria, a etapa mais avançada é a linha São Paulo e Americana. “A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) está em tratativas com o governo federal desde janeiro para estabelecer um cronograma em relação à cessão da ferrovia entre Jundiaí e Americana. Esse trecho pertence à União e está concedido à empresa Rumo Logística”, explica.
PPP
Ainda segundo as informações repassadas ao Diário do Rio Claro, o objetivo da STM é lançar o edital para a Parceria Público-Privada até o final do ano. “Nosso objetivo é que a PPP do Trem InterCidades seja colocada à disposição de investidores privados até o fim deste ano”, reforça.
A reportagem questionou sobre a possibilidade da linha chegar até Rio Claro, mas o governo do Estado não se pronunciou sobre o assunto.
Em fevereiro, o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria (Democratas), informou que o deputado federal Miguel Lombardi (PL) teria se comprometido a auxiliar para que Rio Claro fosse contemplada no edital.
Governo federal quer atrelar projeto à concessão da linha
Em abril, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, afirmou que o governo federal pretende atrelar a implantação do trem InterCidade, que vai ligar São Paulo a Americana, à renovação da concessão das linhas férreas, que atualmente são de responsabilidade das empresas de trens de cargas.
Conforme a fala do ministro, devido à concessão estar chegando ao fim (encerra em 2020), o projeto entraria como uma condição para que as companhias pudessem renovar a autorização para que operem o trecho.
O projeto InterCidade foi uma das bandeiras de campanha do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) e foi apresentado ao governo federal em 2015. A ideia é ligar São Paulo a Americana. Dos 137 quilometros de extensão do trecho, 83 estão sob administração da Rumo Logística e os outros 54 da MRS Logística.