Em evento realizado nesta sexta-feira (20) no Jardim Público, a Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro abordou a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional. “O objetivo foi alcançado promovendo a integração dos serviços de saúde mental com a população”, observa Nathalia Rodrigues, que coordena o setor de saúde mental da Fundação de Saúde.
A comunidade pode conhecer mais sobre o trabalho voltado à saúde mental realizado na rede de saúde pública municipal. Além de conversar com os participantes e tirar dúvidas, as equipes também entregaram material informativo.
Durante o evento foram realizadas apresentações culturais, de música e dança, interpretadas por pacientes atendidos nos serviços de saúde mental do município, aferição de pressão arterial e distribuição de algodão-doce (com apoio da KNN idiomas) e pipoca, e teve cama elástica (com apoio de Jô Brinquedos). Empreendedores do programa de Economia Solidária estiveram no local para expor e comercializar seus produtos. Equipe do Sepa (Serviço Especializado em Prevenção e Assistência para IST/Aids/Hepatites Virais) realizaram testes rápidos nos interessados.
Neste ano o tema da campanha Janeiro Branco em Rio Claro é “Abraçando a saúde mental – a vida pede equilíbrio”. Ao longo do mês, as unidades de saúde do município também abordam o tema em sua área de abrangência.
Para mais informações sobre a campanha ou questões relacionadas à saúde mental, a comunidade conta com rede de atenção psicossocial, composta pelo Caps III (Rua M-9, 66, Cervezão); Caps Álcool e Drogas (Avenida 4, 1.171, Vila do Rádio); Caps Infantojuvenil (Rua 15, 51, Bairro do Estádio). O município também conta com equipe multiprofissional de atenção especializada em saúde mental. Essa equipe cuida dos casos de adultos que possuem risco de saúde mental moderado e precisam de cuidados. A porta de entrada para os atendimentos são as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família.
Foto: Divulgação