A participação do Exército Brasileiro na realização de obras de infraestrutura do país é bem vista por setores da comunidade rio-clarense.
O Exército vem se notabilizando pela participação em obras de infraestrutura, como o asfaltamento de importantes estradas do Brasil. A confiança nos militares se dá em função de não haver a contratação de empreiteiras para a realização do serviço, como observa Vitor Roque, da Direita Rioclarense.
“O custo de obras feitas por militares tem custo muito menor do que via empreiteiras e também nos dá a garantia de que não houve propina em licitações, ou algo do gênero”, opina o jovem de 31 anos ao destacar que no regime militar isso era prática e que fica “muito feliz em resgatar essa parte boa daqueles anos”.
O cientista político e mentor do canal do Youtube Terça Livre, Italo Lorenzon, também é favorável à participação dos militares na obras. “O Exército Brasileiro vem se notabilizando pela eficiência com que efetua empreendimentos de interesse público. Acho natural que esse potencial seja usado em prol da nossa infraestrutura”, comenta.
O agente de fiscalização de Meio Ambiente de Rio Claro, Alberto Merino, também se declarou favorável à medida. “É uma mão de obra especializada e disponível para a realização dessas obras, pois o corpo de engenharia do Exército é fantástico”, opina.
Ele acredita que essa participação dos militares é importante para o desenvolvimento do país. “É o retorno do investimento feito pelo governo federal, que lhes faculta o estudo e formação”, reforça ao destacar que eles possuem um corpo técnico especializado e qualificado. “Que ficam, às vezes, no ócio. E como estamos em tempos de paz, são melhores utilizados”, finaliza.