Se você já passou por um processo de reforma ou construção, com certeza já enfrentou o dilema de escolher um modelo de piso para a casa. Aquela grande dúvida na hora de escolher entre dois modelos de pisos igualmente bonitos, entre materiais que sejam aptos para aguentar as condições de certas áreas ou então fazer a melhor escolha para criar a transição entre dois cômodos diferentes…
Não é tarefa fácil! Mas podemos sair da zona de conforto e pensar em fazer misturas interessantes tanto para efeito decorativo, como com a função de delimitar espaços ou para atender as necessidades dos cômodos. Trazemos algumas ideias para te inspirar na hora de misturar pisos em casa.
Encontro de pisos diferentes
Podemos utilizar o encontro de pisos diferentes a fim de delimitar ambientes em espaços integrados ou fazendo a transição entre diferentes cômodos. Da mesma maneira que utilizamos portas, divisórias ou móveis os pisos também podem ajudar a organizar os espaços demarcando as áreas com perfeição. É um truque que funciona muito bem tanto para ambientes reduzidos como para espaços amplos onde o propósito de criar a alusão de espaços e funções diferenciadas funciona muito bem.
Como combinar pisos diferentes
Combinar pisos diferentes é uma tática muito utilizada para compor cozinhas que se encontram integradas. Muitas vezes o piso escolhido para a sala de estar ou jantar não está apto para revestir a cozinha, já que é um local que estará em contato com a água constantemente.
A única solução para estes casos é investir em pisos diferentes e a melhor maneira de fazer isso é criando uma bonita combinação. Tire proveito da situação e escolha pisos que criem um contraste interessante, escolhendo um bonito piso cerâmico ou até mesmo um ladrilho hidráulico para a cozinha e combinando com um piso de madeira ou laminado para o restante do espaço, por exemplo.
Pisos diferentes em harmonia
A mistura de pisos também pode ser utilizada como mero detalhe decorativo. Ou seja, escolhido para criar um efeito diferenciado dentro do ambiente. Para isso dê preferência para um piso base e a partir de outros materiais crie detalhes como bordas, demarque uma linha no corredor ou uma certa região como se fosse um tapete. No exemplo mostramos como o ladrilho hidráulico pode abraçar esta ideia com perfeição, e acompanhado e acompanhado da madeira o resultado fica incrível.
Como juntar pisos diferentes
O aparecimento de novos materiais no mercado, com a possibilidade de transformar um ambiente sem quebra-quebra, permitem realizar mudanças inovadoras em casa. Assim acontece com o porcelanato líquido, quem vem sendo utilizado para renovar ambientes revestindo pisos antigos e aportando um ar totalmente novo para a decoração.
Ao contrário do que possa parecer a transição entre a área coberta pelo porcelanato e um piso já existente não deve representar um problema. Como podemos ver no exemplo o porcelanato líquido combina até mesmo com a madeira, um dos revestimentos mais rústicos que existem. Neste caso o contraste entre o clássico e o moderno é o que traz o charme especial à decoração.
Misturar pisos com estampa diferente
Nem sempre é necessário misturar materiais diferentes para conseguir ter um piso original em casa. A partir da utilização do mesmo material apenas, variando as cores ou estampas das peças, também é possível criar composições no piso. Neste caso o intuito pode ser decorativo, como podemos ver no primeiro exemplo, ou de modo a delimitar e organizar espaços integrados assim como nos mostra o segundo exemplo.
A indústria cerâmica oferece um grande leque de possibilidades para conseguir este efeito, já que podemos encontrar revestimentos com tamanhos, cores e estampas variadas e até mesmo opções que simulam outros materiais como a madeira ou cimento queimado, por exemplo.
Misturar pisos com formatos diferentes
Além de brincar com a mistura de materiais, cores e estampas também podemos inovar utilizando o formato dos pisos. Os revestimentos cerâmicos hexagonais estão em alta na decoração e uma das maneiras mais interessante de utilizá-los é através do piso, criando recortes e desenhos na composição.
Utilizado com a madeira é um charme à parte, uma ótima maneira de criar uma transição cheia de personalidade entre a cozinha e sala. Outro material que acompanha perfeitamente os revestimentos hexagonais é o cimento queimado aportando um toque industrial, moderno e de grande apelo decorativo.
Ambientes integrados com pisos diferentes
Essa é uma das situações que mais causam dúvidas quando o assunto é a escolha do piso. Apesar de ambientes integrados favorecerem a instalação do mesmo piso em todo ambiente, ele também pode receber dois tipos de revestimentos quando o intuito é separar diferentes atividades, ou então, apensas criar um toque decorativo charmoso.
Por mais que o ambiente seja integrado, você pode escolher um piso diferente para demarcar a mesa de jantar, a sala de estar ou então delimitar o espaço da cozinha. (Fonte: habitissimo)