A Guerra Fria, período que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), ainda rende bons enredos.
Phantom Doctrine, game independente de estratégia e ação lançado nesta terça-feira (14) para PlayStation 4, Xbox One e PC (Steam), promete levar o jogador a esse período da história.
O jogo conta com visão isométrica e funciona por meio de ações que o jogador escolhe para cada um dos personagens que controla. Para quem não sabe, neste tipo de visão, o posicionamento da câmera simula um ambiente tridimensional em jogos 2D e enriquece a visualização de um mapa em 3D real.
Um exemplo de jogo com esta perspectiva é Diablo, da Blizzard. A câmera pode ser alterada para que o jogador cheque o que aliados e inimigos estão fazendo, possibilitando ao player a criação de estratégias de suas ações. As escolhas realizadas irão definir o fracasso ou a conclusão de seus objetivos.
O modo single-player trará duas campanhas diferentes: uma delas será experimentar a história do ponto de vista de um agente da KGB, ou então entrar na pele de um espião da CIA. Os jogadores terão à disposição o modo New Game Plus com conteúdo adicional da história. O game também permite desafiar outros players ao redor do globo em disputas online.
No jogo, ainda é possível comandar uma base de operações, recrutar e treinar novos agentes, investigar casos, forjar documentos e identidades, pesquisar novas tecnologias e engenharia bioquímica, interrogar e fazer lavagem cerebral em inimigos para obter uma vantagem tática.
O game desafia o jogador ao mesmo tempo que prende sua atenção. Se você for fã desta fase da história da humanidade, será um motivo a mais para experimentá-lo.
Por Rodrigo Montezzo