Eu sempre tive muito sono durante as aulas da escola. Para mim, sempre foi um desafio enorme participar de uma aula que eu não gostava tanto, sem dormir. Não me orgulho das vezes que já dormi durante uma aula, mas é que eu não sabia como não ter sono. A voz dos professores parecia uma hipnose. Sério! Acontece isso com vocês também?
Mas hoje, estudando, aprendi visões e técnicas diferentes, que têm me ajudado MUITO a ficar acordada durante as minhas aulas e cursos. Vou compartilhá-las com vocês.
Primeiro, percebi que não é o sono que me controla, e sim eu que controlo o sono. Comecei a conversar comigo mesma, para tentar entender de onde vinha aquele sono todo. As vezes de uma noite mal dormida por ficar até tarde no celular, mas confesso que na maioria dos casos não era por isso, eu dormia bem. Reparei que o sono vinha quando eu ficava entediada, e que isso acontecia em aulas que eu não tinha tanta afinidade, como física, por exemplo. Então, percebi que eu deveria acabar com o TÉDIO para poder acabar com o sono! Para isso, comecei a fazer algumas coisas, que vocês também podem fazer, inclusive agora na quarentena, para ajudar a reduzir o sono durante as aulas online.
Anotar: Comecei a anotar tudo, mas não copiando da lousa e sim com as minhas próprias palavras. Isso me fez pensar mais e até ter algumas dúvidas. E mais do que anotar o conteúdo, eu anotava (e anoto até hoje) ideias que eu tinha a partir dele, usando post its ou até mesmo uma parte do caderno. Isso me ajudou a ficar atenta e acordada.
Conversar com o professor: Eu tinha a sensação (às vezes) de não fazer parte das aulas. O professor só falava e respondia dúvidas dos outros alunos. Até que, entendi que o professor estava alí para me ajudar também, e comecei a interagir mais, com comentários e dúvidas em relação ao conteúdo. O que me fez dar uma trégua com o sono e até aprender melhor.
Beber água: Tem vezes que nosso corpo não está com sono, mas sim, desidratado. Quando percebi que eu bebia pouca água ao longo do dia, comecei a me esforçar para beber mais. No começo fiquei meio compulsiva com a minha garrafa de água. Mas depois me acostumei. Esse ritmo de me hidratar constantemente, me ajudou muito a não dormir.
Nenhum desses métodos é infalível, mas todos contribuem muito para a concentração e ausência de sono durante a aula. Além desses, existe o mais TRANSFORMADOR: eu parei de falar para mim mesma e para os outros que eu não conseguia ficar acordada durante uma aula. Parei de acreditar que eu precisava dormir naquele momento. Comecei a falar para mim mesma que eu era capaz de ficar acordada e atenta. E no meu segundo ano da faculdade, (sim, demorou!) tudo mudou. Passei um ano sem dormir em nenhuma aula. Pode parecer bobo, mas para mim foi uma conquista ENORME. Nossa mente é nosso maior super poder.
Se você também dorme nas aulas, use essas técnicas! Com certeza te ajudarão. Eu uso até hoje.
Quero aproveitar nossa conversa para fazer um convite. Não é uma aula, mas será IMPORTANTÍSSIMO: hoje (04/06), às 20h30, farei uma live no instagram @ferreginattoblog, com um convidado que acredita tanto em adolescentes quanto eu: o Guto Melo. Ele é criador do prêmio jovem, uma premiação que reconhece e valoriza o trabalho de jovens e adolescentes. Será uma honra ter vocês nessa live. Vocês, adolescentes, têm um potencial incrível, e eu estou aqui para dar apoio e ajudar vocês a usá-lo. Gratidão!