Todos os anos, em meados de março ou abril, milhares de pessoas ao redor do mundo comemoram o feriado de Páscoa, a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo. No Brasil, a tradição da Quaresma, Domingo de Ramos, o peixe na Sexta-feira Santa e os ovos e coelhos de chocolates já é bem conhecida por todos. Mas você sabe como é comemorada a Páscoa em outros países? Confira abaixo:
ESPANHA
A celebração da Páscoa na Espanha é marcada, principalmente, pelas procissões. Com apelo essencialmente religioso, os fiéis fantasiam-se de romano, de apóstolos e de Jesus e carregam sua cruz. O peixe também não pode faltar no cardápio dos espanhóis, assim como a rabanada e o Osso de Santo.
ALEMANHA
Na Alemanha, a tradição por lá é decorar as árvores com ovos de galinha super coloridos.
A Páscoa na Alemanha é repleta de cores! A tradição por lá é decorar as árvores com ovos de galinha super coloridos. A primavera, que chega junto com a Páscoa, ajuda a montar um cenário encantador.
EL SALVADOR
Ritual onde as pessoas fantasiadas imitam uma luta entre Jesus e o Diabo, em El Salvador.
O ritual Talciguines, onde pessoas fantasiadas imitam uma luta entre Jesus e o diabo, é tradicionalmente realizado em Texistepeque, uma cidade próxima da capital. O vencedor da luta é sempre a pessoa do lado do bem.
ESTADOS UNIDOS
Nos Estados Unidos é realizada a verdadeira “caça ao ovo“. As crianças saem à procura dos ovos de chocolate pelo quintal. Em alguns lugares, os ovinhos são escondidos em praças públicas a caça torna-se um evento da comunidade.
BULGÁRIA
A divertida tradição na Bulgária consiste em quebrar a casca do ovo (cozido e pintado) em outro ovo, mas sem danificar a sua própria casca. Aquele que consegue o feito será bem-sucedido no próximo ano.
POLÔNIA
Os poloneses possuem um objeto diferente para representar a Páscoa. Trata-se de um cordeiro talhado em madeira e alocado no centro da mesa no domingo de Páscoa.
FRANÇA
Uma quantidade nada modesta de ovos é utilizada para celebrar a Páscoa na França. Cerca de 15 mil ovos são usados para preparar o tradicional omelete de Páscoa.
FINLÂNDIA
Fantasiadas com roupas animadas, normalmente de bruxas, as crianças saem nas portas das casas oferecendo galhos de salgueiro, para proteção e prosperidade das residências, em troca de doces.
SUÉCIA
Semelhante à tradição do Halloween, na Suécia as crianças saem na Terça-feira Santa para procurar doces. Além disso, muitos suecos costumam criam seus próprios ovos de Páscoa e recheá-los com chocolates e balas.
GRÉCIA
Em todo o país, há a tradição de acender fogos de artifício na noite anterior à Páscoa. Entretanto, na cidade de Vrontados, na ilha grega de Quios, há uma competição de foguetes, a Rouketopolemos. À noite, duas paróquias “rivais” disparam milhares de foguetes, preparados meses antes do evento, com o objetivo de atingir a torre do sino da concorrente. Ganha a equipe que acertar mais disparos.
ITÁLIA
Em Florença, na região central da Itália, a principal comemoração de Páscoa é o Scoppio del Carro, ou “explosão do carro”.
Em Florença, na região central da Itália, a principal comemoração de Páscoa é o Scoppio del Carro, ou “explosão do carro”. Nas manhãs dos Domingos de Páscoa, os florentinos saem às ruas da cidade para ver uma queima de fogos de artifício, que são colocados em um carro alegórico. O costume simboliza a paz e o perdão dos pecados e tem uma origem bastante antiga, da época da Primeira Cruzada.
MÉXICO
No México, país majoritariamente católico, a Semana Santa – ou Semana Mayor, como também a chamam em espanhol – é um evento bastante celebrado. Há decorações nas ruas, peças teatrais, queima de fogos, procissões e mais procissões.
ESCÓCIA
A brincadeira tradicional na Escócia é uma competição entre as crianças. Elas rolam os ovos de galinha decorados por uma ladeira e o que chegar mais longe sem quebrar é o ganhador. A famosa corrida do ovo.
REPÚBLICA TCHECA
Ovos e laços coloridos. É assim que é comemorada a Páscoa na República Tcheca! Lá as crianças ganham varas de madeiras com laços coloridos, como amuleto da sorte. Para desejar felicidade e sorte, os meninos encostam nas pernas das meninas com os laços.
AUSTRÁLIA
Quem distribui os ovos de Páscoa na Austrália é o Bilby, um marsupial nativo do país. A preferência por este mascote deve-se ao fato de que o coelho é considerado uma praga não controlada por lá. (Fonte: www.egali.com.br/)
Foto: Reprodução/Internet