O ministro de Saúde, Alexandre Padilha esteve reunido com a comitiva do MDB Rio Claro, em Brasília, na última terça-feira, 25/03. Na audiência agendada pelo deputado federal Baleia Rossi estiveram presentes os vereadores Hernani Leonhardt e Ananias do Espetinho, a vice-prefeita Maria do Carmo Guilherme, o secretário municipal de Meio Ambiente e presidente local do MDB Bruno Oliveira, o secretário municipal de Saúde Marco Aurélio Mestrinel e o provedor da Santa Casa de Misericórdia Danusio Antônio Diniz.
Primeira reivindicação a ser entregue ao ministro Padilha, a obra de conclusão do Centro de Oncologia da Santa Casa, orçada em R$ 8 milhões, visa garantir o atendimento de 1 mil pessoas por mês, incluindo consultas e cirurgias. Na ocasião, foi solicitado apoio do governo federal para a implantação física do setor de Radioterapia no andar térreo do hospital.

O objetivo, segundo o provedor Danusio Diniz, é entregar esses serviços à população até o final deste ano. “É uma luta de longa data. Hoje, aqui em Brasília, estamos dando um passo importante junto ao ministro Alexandre Padilha para enfim avançar com o processo”, afirmou Hernani Leonhardt.
A Comitiva Rio Claro também entregou outras quatro reivindicações na audiência. Maria do Carmo lembrou que o município já cumpriu todas as etapas burocráticas para receber a ajuda de custo para intensificar as ações nos setores de Urgência e Emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). “Só falta assinar no Diário Oficial da União”, disse a vice-prefeita ao ministro ao lembrar que o processo está parado há três anos.

Também foram solicitadas a agilização no credenciamento da Santa Casa para os serviços de cateterismo a angioplastia, mais viaturas para o setor da Saúde e intervenção junto ao DRS – Departamento Regional de Saúde, para que o município possa ser atendido com mais brevidade na liberação da injeção intravítrea utilizado para pacientes com deslocamentos de retina.
“Queremos agradecer o apoio do deputado federal Baleia Rossi que mais uma vez atendeu Rio Claro agendando esta audiência aqui no Ministério de Saúde. As carências no setor de saúde precisam ser prioridades na gestão pública. As demandas nesta área aumentam a cada dia”, completou Hernani Leonhardt.
Foto: Divulgação