Na manhã de quarta-feira, dia 10 de janeiro uma comitiva da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil de Rio Claro, formada pelo Secretário Adjunto de Segurança e Defesa Civil Rodrigo Gonçalves, do Chefe de Gabinete da Secretaria de Segurança Marcelo Pires, além do Assessor da Secretaria de Segurança Paulo Tannus, estive na cidade de Santos/SP, onde os visitantes conheceram o Centro de Controle Operacional (CCO).
A comitiva rio-clarense foi recebida pelo prefeito santista Rogério Santos, pelo comandante Pereira, da GCM (Guarda Civil Municipal) de Santos, pelo subcomandante Marcelo e demais integrantes da corporação.
Desde setembro de 2020, Santos conta com um avançado Centro de Controle Operacional, instalado em área de mil m², junto ao Paço Municipal. Dotado de uma central de inteligência, faz o monitoramento da cidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, com o auxílio das câmeras instaladas em pontos estratégicos, permitindo mais agilidade no atendimento a ocorrências de todos os tipos (crimes, acidentes de trânsito, alagamentos etc).
O CCO santista integra os trabalhos da Guarda Municipal, Defesa Civil, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Ouvidoria, Transparência e Controle e Polícia Militar, com supervisão e suporte da Secretaria de Planejamento e Inovação. As instalações contam com cerca de 140 funcionários, dentre eles 37 Guardas Municipais.
Segundo comunicado emitido pela GCM de Rio Claro, o Secretário Adjunto de Segurança do município, Rodrigo Gonçalves, ressalta que “a atual gestão de governo, visa a implantação nesse modelo trabalho com a integração e participação de outras secretarias envolvidas, tendo em vista que a muralha digital já está em implantação, e em breve já serão iniciados os testes”. A visita faz parte do processo de reestruturação do GGM de Rio Claro, acrescenta o comunicado.
Foto: GCM