Uma comitiva de Rio Claro se encontrou com o deputado federal Baleia Rossi (MDB) na sexta-feira (10). A Reunião ocorreu na sede do partido em Brasília (DF). Representantes do poder público e de entidades solicitaram ao deputado apoio e recursos para viabilizar projetos em Rio Claro.
A reunião com Baleia Rossi foi agendada por Maria do Carmo Guilherme, chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Sistema Viário. Da pasta, ela levou propostas de emendas parlamentares para viabilizar dois projetos: Cidade Inclusiva e Prever faz a Diferença, ambos coordenados pela guarda civil Rosângela que está lotada na secretaria.
“Meu projeto junto a mobilidade é nas áreas sensorial e de inclusão. Estamos criando uma cidade inclusiva para atender crianças, idosos e pessoas com deficiência com orientações de trânsito”, explica Maria do Carmo, que também solicitou emenda para desenvolver projeto junto ao IVC (Instituto Viver & Conviver).
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bruna Perissinotto, solicitou emenda para aquisição de 550 aparelhos auditivos. Segundo Maria do Carmo, esse é o número da fila de espera hoje para esses equipamentos.
O deputado recebeu ofício da secretária municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, pedindo apoio para aumentar o Teto MAC (Limite Financeiro da Média e Alta Complexidade) de Rio Claro e região. Os recursos do Teto MAC são liberados pelo Ministério da Saúde para custear ações e serviços ambulatoriais e hospitalares.
Solicitações também foram feitas para o setor de educação do município. Baleia recebeu da secretária municipal de Educação, Valéria Velis, ofício solicitando intervenção para retomar os embolsos de obras financiadas com recursos federais para a construção de creches. São projetos iniciados na gestão municipal anterior que estão paralisados.
Vale lembrar que na sexta-feira (9), o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou a liberação de R$ 250 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para obras em escolas no país. Segundo o MEC, os recursos atenderão 1.236 obras paradas nos 27 estados brasileiros.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, Danusio Antonio Diniz, entregou ofício com solicitação de subvenção para o hospital e também auxílio para reformar o banco de leite da entidade.
Já o secretário municipal de Habitação, Agnelo Matos, pediu intervenção do deputado para agendar uma reunião com o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, com o objetivo de discutir demandas e projetos de Rio Claro no setor habitacional.
Conforme Maria do Carmo, o deputado Baleia Rossi informou que as solicitações apresentadas pela comitiva rio-clarense serão encaminhadas aos ministérios correspondentes, e que fará o que for possível para que elas sejam atendidas.
Por Ednéia Silva / Foto: Divulgação