Com pequena margem de votos, Marco La Porta venceu a disputa eleitoral para a presidência do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, o qual irá comandar nos próximos 4 anos.
A Assembleia foi realizada nesta quinta-feira (3), na sede da entidade no Rio de Janeiro. Candidato da oposição, La Porta derrotou por 30 votos a 25, o atual presidente Paulo Wanderley Teixeira que pleiteava mais um mandato. Ele terá como vice a pentaatleta Yane Marques, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.
La Porta é Coronel reformado do Exército, o qual serviu por 30 anos. Já atuou como dirigente do COB em outras gestões. É formado em Educação Física, pela Escola do Exército, mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco e possui cursos de especialização em treinamento desportivo pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro.
O orçamento do COB para 2025 está estimado em R$250 milhões. Os Jogos Olímpicos de 2028 serão disputados em Los Angeles, EUA. Em suas primeiras palavras, o novo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro enfatizou: ““Nossa proposta tem várias frentes e a principal dela é a parte esportiva. A gente estabilizou os resultados em Paris e precisamos ter uma renovação melhor. Para isso, precisamos investir na área de Desenvolvimento. Esse é o principal foco da nossa gestão. Olhar para a base, criar estruturas de treinamento que possam receber os jovens talentos e a gente possa voltar a fazer o esporte brasileiro crescer. O ciclo de Los Angeles já começou. Temos que preparar bem esses atletas, mas já pensando em Brisbane 2032. O trabalho começa agora”.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Alexandre Loureiro/COB