A Comissão Pela Volta dos Trens de Passageiros a Rio Claro, da OAB, realizou reunião nessa quinta-feira (19) com representantes políticos de Cordeirópolis, Limeira, Santa Gertrudes e Rio Claro.
De acordo com o presidente da Comissão, Irineu Carlos de Oliveira Prado, ficou definido que será marcada uma reunião com a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), que tem à frente o secretário Alexandre Baldy, e com o governador João Doria (PSDB).
“Nossa intenção é renovar o pedido, que fizemos em 2014, para que o projeto Trem Intercidades se estenda até Rio Claro”, disse Prado à reportagem.
Ele destacou ainda que será entregue cópia do abaixo-assinado com mais de 25 mil assinaturas pedindo a inclusão do município no projeto.
PRESENÇA
Estiveram presentes no encontro o vice-prefeito de Limeira, Julio Cesar Pereira dos Santos, o secretário de Desenvolvimento de Limeira, José França Almirall, o vice-prefeito de Santa Gertrudes, Glalson Chamon, o vereador de Santa Gertrudes Willian Bento, os vereadores de Rio Claro Julinho Lopes (Progressistas) e Geraldo Voluntário (Democratas), o ex-vereador Sergio Desiderá (PT), além de advogados e autoridades de Rio Claro.
AUSÊNCIA
Prado esclareceu que somente a prefeitura de Rio Claro não enviou representante do Executivo. “O prefeito não enviou representantes, mas tivemos participação da região”, disse.
ESFORÇO
Julinho Lopes destacou que cada autoridade política vai realizar audiências para fortalecer o pleito pela volta do trem de passageiros. “Já entreguei ofício solicitando que Rio Claro seja contemplada no projeto do Trem Intercidades ao deputado estadual Rafa Zimbaldi, presidente da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa do Estado, e já estou em contato com o secretário dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Alexandre Baldy”, disse.
Vale destacar que em agosto o governo estadual afirmou que os estudos técnicos e levantamento de viabilidade do Trem Intercidades (TIC) já estavam concluídos.
FASE
Conforme publicado nas páginas do Centenário em julho deste ano, a implantação de uma rede de trens de passageiros entre São Paulo-Sorocaba, São Paulo-Vale do Paraíba, São Paulo-Santos e São Paulo-Americana é uma das prioridades do governo João Doria (PSDB). A assessoria de imprensa do governo estadual informou ao Diário do Rio Claro que a etapa mais avançada é a linha que liga São Paulo e Americana.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) estaria em tratativas com o governo federal para estabeceler a cessão da ferrovia entre Jundiaí e Americana, já que o trecho pertence à União e está cedido à empresa Rumo Logística.
A ideia do governo estadual, conforme informou, é lançar o edital para a Parceria Público-Privada (PPP) até o fim do ano.
PRAZO
Devido ao prazo da atual concessão estar chegando ao fim (acaba em 2020), em abril deste ano o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, afirmou que o governo federal pretende atrelar a implantação do trem Intercidades à renovação da concessão das linhas férreas, que atualmente são de responsabilidade das empresas de trens de carga.
De acordo com a fala do ministro na ocasião, o projeto entraria como uma condição para que as companhias pudessem renovar a autorização para que operem o trecho.