Rio Claro terá a partir de segunda-feira (1º) a reabertura de estabelecimentos comerciais. Voltam a funcionar imobiliárias, concessionárias de veículos, escritórios, comércios e shoppings, com critérios preventivos à propagação do coronavírus. O comércio de rua reabre com atendimentos das 9h30 às 13h30 e aos sábados das 8 horas ao meio dia. O tempo de quatro horas de funcionamento é norma estadual e o horário do comércio em Rio Claro foi definido pela prefeitura após consulta ao Sindicato do Comércio Varejista e Associação Comercial e Industrial de Rio Claro. O Shopping Rio Claro retoma o funcionamento no dia 8 de junho, atendendo das 15 às 19 horas.
“É importante que as pessoas entendam que isso não significa o fim da quarentena”, destaca o prefeito João Teixeira Junior, acrescentando que a colaboração de todos é fundamental para que Rio Claro avance na flexibilização da quarentena. “A reabertura do comércio era muito aguardada e representa o início da retomada da economia municipal, mas o isolamento social continua sendo imprescindível para que não tenhamos uma crescente nos casos de coronavírus”, observa o prefeito Juninho, que na sexta-feira (29) assinou decreto com regras para o funcionamento do comércio a partir de segunda-feira.
Na quinta-feira (28) o prefeito coordenou reunião por videoconferência juntamente com os secretários municipais Ricardo Gobbi (Governo) e Maurício Monteiro (Saúde), da qual participaram 30 representantes de comércio, indústria e outros setores para tratar detalhes sobre o Plano Rio Claro, que trata da retomada e fomento de atividades econômicas no município. “Além do estabelecimento de critérios, será necessária a fiscalização para que a abertura não se torne um agravamento para a situação da Covid-19 no município, o que implicaria no retrocesso na flexibilização”, ressalta Maurício Monteiro, secretário de Saúde, lembrando que é obrigatório que o estabelecimento adote cuidados com a higienização e medidas que evitem aglomerações. O uso de máscaras também é obrigatório.
Também na segunda-feira o estacionamento rotativo volta a operar no município, com o fim da suspensão de cobrança da Área Azul. E já neste fim de semana as feiras livres voltam a funcionar. Sábado no bairro São Benedito, domingo no Cervezão e, terça-feira, na Vila Martins.
A abertura dos setores da economia é feita de acordo com fases estabelecidas pelo governo estadual. Rio Claro está na fase 2, o que possibilita esta abertura de alguns segmentos comerciais.
FEIRAS LIVRES
Como parte da retomada gradual da economia, as feiras livres de Rio Claro que estavam suspensas desde 17 de março voltam a ter atividade em bairros a partir deste sábado (30) com a tradicional feira do bairro São Benedito, na Avenida 13 entre ruas 9 e 10, das 6 horas ao meio dia. No domingo (31) outra feira livre muito movimentada de Rio Claro retorna às atividades. É a feira do Cervezão, na Avenida M-25 com Rua M-17, que funciona também das 6 horas ao meio dia. E também está de volta, às terças e sextas feiras, a Feira do Produtor Rural, conhecida popularmente como “Feira Corujão”, realizada das 17h30 às 20h30 no antigo Espaço Livre da Vila Martins (Rua 3-A, 1115).
Fotos: Divulgação