Estamos em contagem regressiva para o Dia dos Pais, que será comemorado no próximo domingo, dia 11 de agosto. No comércio, a expectativa é grande para as compras de presentes de última hora. Além disso, a liberação do pagamento de salário, nesta quarta-feira (7), deve ajudar a incrementar as vendas. O Dia dos Pais é a quarta data mais importante para o comércio, atrás do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças, nessa ordem de importância.
O Dia dos Pais deve movimentar R$ 25,56 bilhões no comércio brasileiro, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores pretendem comprar presentes no Dia dos Pais este ano.
“Assim como no ano passado, as roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (47%), seguidas de perfumes e cosméticos (35%), calçados (27%) e acessórios (21%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio”, informa a CNDL. São esses os itens mais procurados pelos consumidores para presentear os pais.
É o caso da estudante universitária Mariana Ribeiro que procura a melhor escolha para presentear o presente do pai, José Carlos. A aposta para o próximo domingo é de roupa e calçado, mas um perfume não está descartado. “Estamos procurando algo que agrade, mas que também não fuja do orçamento. É claro que ele merece um grande presente, mas nem sempre isso é possível, financeiramente falando”, comenta.
Para evitar problemas e economizar nas compras, o Procon-SP dá algumas orientações aos consumidores. O órgão recomenda que os filhos se informem sobre a política de troca das lojas físicas, já que as trocas não são obrigatórias. Nas compras on-line, o Procon-SP indica ficar atento ao valor do frete e ao prazo de entrega. Além disso, se a opção for por vale-presente o ideal é conferir os prazos e formas de restituição de eventuais diferenças.
Por Redação DRC / Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil