O amor está no ar. Corações dão o tom da decoração das vitrines das lojas buscando atrair os clientes para compras do Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Kits de perfumes, chocolates e flores, roupas e acessórios, eletrônicos e outros produtos que possam agradar os namorados e namoradas ganham destaque nas vitrines e exposições internas das lojas, que ainda apostam nas promoções para impulsionar as vendas.
O Dia dos Namorados é uma das datas mais importantes para o comércio, a terceira mais movimentada do varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães, primeiro e segundo lugares, respectivamente. Projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) indicam crescimento de 2,7% nas vendas no estado de São Paulo.
A expectativa é grande para os próximos dias com a proximidade da data e também com o pagamento dos salários dos trabalhadores nesta sexta-feira (7), quinto dia útil do mês. Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, aponta que o Dia dos Namorados deve levar 96 milhões de consumidores às compras, 3,8 milhões que ano passado cuja estimativa foi de 99,7 milhões.
“A pesquisa aponta uma pequena queda no número de consumidores que deverão ir às compras no Dia dos Namorados este ano na comparação com o ano passado. Apesar disso, a data é de grande importância para a economia, movimentando tanto o comércio, quanto bares, restaurantes, hotéis e até mesmo viagens”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
De acordo com o levantamento, 59% dos entrevistados pretendem presentear no Dia dos Namorados. Conforme a pesquisa, os esposos/esposas aparecem em primeiro lugar (54%) no ranking dos principais presenteados, enquanto 37% pretendem presentear os(as) namorados(as).
Segundo o estudo, os consumidores devem gastar, em média, R$ 238 com presentes o que projeta uma movimentação de R$ 22,81 bilhões nos setores de varejo e serviços. Os principais presentes serão roupas (38%), perfumes, cosméticos e maquiagem (24%), lingeries e peças íntimas (20%), calçados (16%) e tratamento estético (13%).
Horário especial
No sábado (8) as lojas do comércio de rua funcionam em horário estendido, das 9 às 18 horas. Na próxima terça-feira (11), véspera do Dia dos Namorados, o funcionamento do comércio de rua será das 9 às 22 horas.
Por Redação DRC / Foto: maxbelchenko/Shutterstoc