O comércio de rua tem horário especial de funcionamento neste sábado (9) em Rio Claro. Em função do quinto dia útil, quando é realizado o pagamento dos salários dos trabalhadores, as lojas de ruas atendem em horário estendido, das 9 às 18 horas, proporcionando mais tempo para que os consumidores façam suas compras com conforto e comodidade.
O horário especial foi divulgado pelo Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Rio Claro), e está previsto na convenção coletiva da categoria. Fica a critério do lojista abrir ou não seu estabelecimento com horário ampliado.
Além disso, o Sincomércio também divulgou como será o funcionamento do comércio de rua neste mês de novembro, que tem mais um feriado no dia 15 e a Black Friday no dia 29. De acordo com a entidade, no feriado do dia 15 (sexta-feira), quando é comemorado o Dia da Proclamação da República, as lojas atenderão das 9 às 15 horas. Para a Black Friday, o comércio de rua terá horário especial na sexta-feira (29), das 9 às 20 horas, e no sábado (30), das 9 às 18 horas.
Lembrando que o comerciante que for abrir sua loja no feriado deve assinar termo de adesão ao trabalho nos feriados e datas especiais no Sincomércio. O documento garante o cumprimento das regras estabelecidas pela convenção coletiva da categoria, como pagamento de horas extras e concessão de descanso compensatório aos funcionários. O formulário pode ser baixado pelo site do sindicato (https://sincomerciorioclaro.wixsite.com/jornal).
Supermercados
Em todas essas datas especiais e feriados, os supermercados estão autorizados a funcionar em seus horários habituais.
Shopping Rio Claro
Os estabelecimentos comerciais do Shopping Rio Claro funcionam em horário normal neste sábado (9), das 10 às 22 horas. No feriado do dia 15, o centro de compras terá horário especial. As lojas de alimentação, entretenimento e lazer atendem das 11 às 22 horas, e os demais estabelecimentos das 13 às 19 horas. O posto do Poupatempo estará fechado e o cinema deve ter programação consultada pelo site: www.grupocine.com.br/rioclaro/.
Por Ednéia Silva / Foto: Ednéia Silva/Diário