O Natal é a data que no mundo inteiro comemora-se o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão o nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o dia 25 de dezembro foi estabelecido como data de comemoração.
É hora de agradecer a oportunidade de poder ainda conviver e valorizar a nossa vida e as pessoas queridas ao nosso redor. É o momento de deixar soltar a nossa imaginação e deixar que o coração fale mais alto e realmente manifeste o verdadeiro espiríto do Natal.
É Natal, mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentamos neste ano. É o momento de reflexão, de observar o que temos de bom dentro de nós e expandir cada vez mais a paz, a solidariedade e o amor. O quanto você consegue expressar todo o seu amor hoje? Deixe essa criança renascer novamente em você.
Uma criança entra desesperada pela porta de sua casa. Seu pai está na sala, sentado na poltrona lendo o jornal (o Diário, é claro!), corre em direção a ele com os olhos cheio de lágrimas: – Papai, você que sempre elimina meus medos precisa me ajudar. Os meninos ruins da minha escola estão espalhando uma grande mentira. Estão dizendo que é impossível uma rena voar. E que não existe nenhum Papai Noel.
Tomando um folêgo, ainda relata: – Eles dizem que nenhum homem conseguiria entregar todos os presentes para milhares de crianças. E eu disse a eles que estavam errrados e que eu iria para casa e descobriria tudo essa noite. Por favor papai me diga agora que eu não estou errado.
O pai olha carinhosamente para o rosto da criança e suspira. Ele tem que pensar rapidamente e muito bem. Delicadamente, um sorriso emerge em seu rosto e diz:
– Bem, suba em meu colo, querido, vamos conversar um pouco. Lembra-se de que aprendemos a rezar, pedindo a Deus que cuide de nós todos os dias? E que nós agradecemos pelo nosso sustento e proteção para esse mesmo Deus, que nós acreditamos, embora não vendo-o fisicamente, sabemos que Ele está presente em nossas vidas e sempre cuidando de nós?
Muito emocionado, toma um folêgo e continua: – Deus começou o Natal há muito tempo, quando deu seu filho Jesus, para amarmos. Um espiríto de presentear amor veio com aquele nascimento e a generosidade de Deus inundou a Terra inteira. O homem teve que dar um nome para este espiríto de presentear. Há verdadeiramente um Papai Noel que nos visita a cada ano. Um espírito como do Criador que nós não vemos e que entra nos corações de cada um de nós. Todo ano, durante uma noite especial nos transformamos Nele. E o verdadeiro espiríto do Natal está em você, em mim e em todas as pessoas. E enquanto continuarmos acreditando e presenteando amor, solidariedade e paz, nosso amigo Papai Noel continuará vivendo. E foi assim que aquela criança assimilou e entendeu o verdadeiro espiríto do Natal. Pense nisso! Feliz Natal! Ho! Ho! Ho!