Com a presença do Brasil e mais 23 seleções começa nesta sexta-feira (26), o 20º. Campeonato Mundial de Vôlei Masculino, que será disputado até o dia 11 de setembro. A competição terá duas sedes, Polônia e Eslovênia. O jogo de estreia do Brasil será contra Cuba, às 06h00 (horário de Brasília). Na sequência, o Brasil encara o Japão no próximo domingo (28), pela segunda rodada, no mesmo horário. E já na terça-feira (30) volta à quadra, para enfrentar o Qatar, também às 6 da manhã.
Para tentar o título do Mundial, o técnico da seleção brasileira Renan Dal Zotto convocou os seguintes atletas: Bruninho e Fernando Chopa (levantadores); Darlan, Felipe Roque e Wallace (opostos); Flávio, Leandro Aracajú e Lucão (centrais); Adriano, Leal, Lucarelli e Rodriguinho (ponteiros) e Maique e Thales (líberos).
Além de Brasil e Cuba, disputam o Mundial de Vôlei Masculino, as seleções do Japão, Qatar, Estados Unidos, México, França, Alemanha, Polônia, Bulgária, Eslovênia, Camarões, Turquia, China, Holanda, Egito, Tunísia, Porto Rico, Argentina, Irã, Ucrânia, Sérvia, Itália e Canadá.
A atual campeã mundial de vôlei masculino é a seleção da Polônia. Ao longo da história, a seleção que venceu mais vezes o Mundial foi a extinta União Soviética com 6 títulos, inclusive, o primeiro, disputado em 1949. Vale destacar que a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) considera a Rússia, a herdeira do histórico de títulos da União Soviética.
O Brasil tem 3 títulos mundiais, conquistados nos anos de 2002, 2006 e 2010. Em 1960 e 1990, o Brasil foi sede das disputas.
Por Geraldo Costa Jr. / Foto: Getty Images