Com emoção do início até a bandeirada, Max Verstappen reconquistou na volta final do GP de Abu Dhabi a liderança que perdeu no começo da corrida de domingo, para abraçar a vitória que lhe rendeu seu primeiro título na Fórmula 1.
O holandês foi ultrapassado por Lewis Hamilton na largada e chegou a tocar no rival na curva 1, mas contou com um safety car acionado por Nicholas Latifi no fim para se aproximar do rival e superá-lo no 58º giro. Carlos Sainz completou o pódio, em terceiro.
Com o triunfo e a volta mais rápida, Verstappen anotou 26 pontos que lhe mantiveram na ponta do Mundial, com 395,5 – oito a mais que Hamilton.
Apesar de perder o campeonato de pilotos, a Mercedes garantiu em Yas Marina seu oitavo título de construtores, anotando 613,5 pontos contra 585,5 da rival RBR. Companheiro de Hamilton na equipe alemã, Valtteri Bottas ficou com a terceira colocação no Mundial.
O terceiro lugar de Carlos Sainz em Abu Dhabi valeu como seu quarto pódio em 2021. Com os 15 pontos, o espanhol da Ferrari superou novamente o colega Charles Leclerc e fechou o ano na quinta colocação do campeonato de pilotos, atrás das duplas da Mercedes e RBR.
O resultado também consolidou a escuderia italiana na terceira colocação do campeonato de construtores, superando o debilitado sexto lugar em 2020 – sua pior temporada nos últimos 40 anos. O time disputou o posto de terceira força da F1 em 2021 contra a McLaren, quarta colocada.
O GP de Abu Dhabi foi a 22ª e última etapa da temporada 2021. A F1 retorna em 20 de março de 2022, com o GP do Bahrein, no Circuito de Sakhir.
Por E. Cortez / Foto: Mark Thompson/Getty Images