Valtteri Bottas venceu de ponta a ponta o Grande Prêmio da Turquia de Fórmula 1. Largando na pole-position, o piloto da Mercedes fez uma corrida tranquila para terminar mais de 10 segundos à frente do segundo colocado Max Verstappen. O finlandês ainda cravou a volta mais rápida da corrida e faturou o ponto extra.
A Red Bull dominou o pódio turco, já que Sergio Perez superou uma Ferrari nos estágios finais da corrida para ficar com a última posição no pódio.
Foi a 10ª vitória da carreira de Bottas, que não vencia na Fórmula 1 desde a Rússia 2020.
Lewis Hamilton terminou na quinta posição, atrás de Charles Leclerc. O britânico ficou na pista com os intermediários até os estágios finais, mas depois de uma discussão com a equipe, parou nas voltas finais e caiu da P3 para a P5. Hamilton insistia pelo rádio que conseguiria terminar a corrida, mas obedeceu a ordem de sua equipe, que se mostrou errada no fim.
O campeonato – Max Verstappen reassumiu a liderança do mundial 2021 da Fórmula 1 depois da P2 na Turquia. Verstappen tem agora 262,5 pontos, contra 256,5 do segundo colocado Lewis Hamilton.
Com a vitória de domingo, Valtteri Bottas abriu 32 pontos de vantagem para o quarto colocado Lando Norris. O finlandês foi a 177, contra os 145 do piloto da McLaren.
Sergio Perez é o quinto colocado com 135 e Carlos, escolhido o piloto do dia na Turquia, é o sexto com 116,5.
Por E. Cortez / Foto: REUTERS/Murad Sezer