O maior evento do endurance mundial, as 24 Horas de Le Mans do WEC, tem largada neste sábado (21), às 11 horas, e chegada no domingo (22). Seis brasileiros estão na disputa: André Negrão (da Alpine e que sai em terceiro no grid), Pipo Derani (Glickenhaus) na Hypercar, Felipe Nasr (Risi) na LMP2, Daniel Serra (AF Corse) na GTE Pro e Felipe Fraga (TF Sport) e Marcos Gomes (Northwest) na GTE Am.
O público brasileiro que quiser acompanhar a mais importante prova de longa duração do planeta, poderá fazê-lo pela TV e pela Internet. Para este ano, a prova será transmitida em duas janelas pelo canal Fox Sports.
A primeira terá será exibida entre 11h deste sábado, horário da largada, e 13h30, mostrando as primeiras duas horas e meia da prova. A transmissão será retomada a partir das 8h de domingo, seguindo até 11h, momento em que a corrida será encerrada.
Na briga para vencer pela primeira vez, o Toyota #7 larga na pole-position, com o tempo de 3min23s900, anotado pelo japonês Kamui Kobayashi.
Em segundo vem o #8, guiado por Brendon Hartley, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima.
Nicolas Lapierre, da Alpine, anotou o terceiro melhor tempo da sessão na classe dos hipercarros. O francês dividirá o bólido com o brasileiro André Negrão e o compatriota Matthieu Vaxiviere. Os bólidos da estreante Glickenhaus aparecem na quarta e quinta colocação. Olivier Pla, com o #708, classificou à frente de Romain Dumas.
Já na classe LMP2, a pole ficou com o #38 da Jota, guiado pelo português António Félix da Costa. Com o tempo de 3min27s950, ele divide o carro com Anthony Davidson e Roberto González.
Pela GTE-Pro, o melhor tempo ficou nas mãos do belga Dries Vanthoor, guiando o Porsche 911 #72 da Hub Auto Racing. Ele divide o carro com Álvaro Parente e Maxime Martin. Com o tempo de 3min46s882, derrotou a Ferrari AF Corse #52 do brasileiro Daniel Serra, que larga em segundo na classe, junto de Miguel Molina e Sam Bird.
Já na GTE-Am, a pole também vai para um Porsche 911. O #88 da Dempsey – Proton Racing, guiado pelo americano Julien Andlauer, em parceria com Dominique Bastien e Lance Arnold, saiu com o melhor tempo, com 3min47s987. Felipe Fraga, com a Aston Martin da TF Sport, sai em sexto.
WEC: Negrão fala de caminho para superar Toyota em Le Mans
Principal piloto brasileiro na temporada de 2020-21 do Mundial de Endurance (WEC), André Negrão chega tem a dura missão de vencer a Toyota pela Hypercar. Com duas vitórias do evento na LMP2 e um título da divisão em 2016 na bagagem, o piloto se junta, mais uma vez, a Nicolas Lapierre e Matthieu Vaxivière no Alpine A480 para a prova deste fim de semana.
No atual campeonato, o trio subiu ao pódio nas três corridas disputadas até então e superou em duas ao menos um dos carros da rival japonesa: Spa-Francorchamps, à frente de Mike Conway, Kamui Kobayashi e José María López, e Monza, vencendo Sébastien Buemi, Brendon Hartley e Kazuki Nakajima.
Em coletiva de imprensa, Negrão deu detalhes sobre as chances contra a Toyota de acordo com as condições de corrida, além de revelar uma nova regra para o evento de 2021 que pode equilibrar a disputa.
“Aqui em Le Mans são três safety cars: A, B e C, e a partir desse ano, colocaram a configuração: líder no safety car A, e a gente, por exemplo, no B. Poderia sair do meu quando autorizado após eles alcançarem o A”, disse o piloto. “Se a gente ficar uma volta de diferença entre os pit stops a chance de ganhar é grande, mas se passar de duas, já era, porque no final o gap de stint seria enorme.”
“Então esse gap vai diminuir. Obviamente, se já tiver uma volta sobre mim, já era, mas caso esteja na mesma volta, isso vai acontecer. Eu vou poder ir até o safety car A a partir do momento que a torre deixar. É uma coisa nova do WEC esse ano.”
Caso vença, Negrão seria o primeiro brasileiro na história a triunfar nas 24 Horas pela categoria máxima e completaria a “dobradinha” de vitórias nas duas principais divisões: Hypercar e LMP2.
“É curioso como a minha carreira me trouxe até aqui, até esta prova”, relembrou André. “Eu, como todo brasileiro, sonhava com a Fórmula 1, mas foi aqui, no endurance, que eu me achei. Le Mans é o troféu máximo que eu poderia almejar.”
Por: E.Cortez